Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Torres, Patrícia Lupion | - |
Autor(es): dc.creator | Kowalski, Raquel Pasternak Glitz | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Jessica Karollayne Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, António Quintas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10387 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10387 | - |
Descrição: dc.description | A abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) prepara a sociedade para lidar com promessas e incertezas, bem como para ampliar a compreensão dos benefícios e riscos da pesquisa e da inovação. Este trabalho é uma reflexão acerca das possibilidades de oportunidades de aprendizagem dos estudantes no contexto da Metodologia de Projeto e da Metodologia de Pesquisa, numa perspectiva da Pesquisa e Inovação Responsáveis, envolvendo a ética, integridade, igualdade, oportunidades, pensamentos flexíveis e engajamento adequado dos participantes, oferecendo acesso amplo e efetivo aos resultados, além de ampliar a efetividade da educação. Esta reflexão se deu por meio da observação de um projeto piloto que permitiu aos estudantes do curso de Design Digital de uma Universidade em Curitiba-Paraná criar um recurso educacional, motivando-os para a pesquisa e discussão de temas da atualidade relacionados a situações-problema reais, por meio de um processo de construção, colaboração, coparticipação, cooperação, solidariedade, compreensão, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania. | - |
Descrição: dc.description | The Responsible Research and Innovation (RRI) approach prepares society to deal with promises and uncertainties, as well as to broaden the understanding of the benefits and risks of research and innovation. This study is a reflection on the possibilities of learning opportunities for students in the context of Project Methodology and Research Methodology, in a perspective of Responsible Research and Innovation, involving ethics, integrity, equality, opportunities, flexible thinking and appropriate engagement of students, offering broad and effective access to results, in addition to increasing the effectiveness of education. This reflection took place through the observation of a pilot project that allowed students of the Digital Design course at a University in Curitiba-Paraná Brazil to create an educational resource, motivating them to research and discuss current issues related to real problem situations, through a process of construction, collaboration, co-participation, cooperation, solidarity, understanding, mutual respect, tolerance and formation of citizenship. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21881 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsible Research and Innovation (RRI) | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Metodologia de projeto e metodologia de pesquisa na perspectiva da pesquisa e inovação responsáveis | - |
Título: dc.title | Project methodology and research methodology from the perspective of responsible research and innovation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: