Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCardoso, Paula-
Autor(es): dc.creatorChagas, Laura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10386-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10386-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor-
Descrição: dc.descriptionConsidering the future of the Tourism industry and the need to adapt the skills of higher education students to the reality they will face in the professional world, the traditional teaching paradigm needs to progressively include methodologies and strategies of active and participative learning, in order to foster student autonomy and responsibility in their own learning process. This paper presents a pedagogical experience developed with undergraduate students in the field of Tourism, in an English language course, where an active and collaborative learning methodology was developed, centered on students and with the teacher assuming the role of facilitator of the learning process. The results show that students perceive this experience as one that promotes their autonomy and collaborative work, in the context of a learning process that is more flexible than usual, but also reveals weaknesses shown by students, who were often very unsure and felt the constant need for feedback from the teacher.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21873-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas estrangeiras-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa e participativa-
Palavras-chave: dc.subjectInovação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectForeign languages-
Palavras-chave: dc.subjectActive and participative learning-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical innovation-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.