Aplicações móveis para a aprendizagem das línguas e jogos digitais: estudo exploratório com alunos do ensino secundário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPombo, Cândida-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10364-
Descrição: dc.descriptionAo pesquisar aplicações móveis com características adequadas para implementar em atividades de aprendizagem de línguas, na plataforma de ensino online da Universidade Aberta, para estudantes de Inglês, reunimos várias aplicações móveis numa tabela para e efetuar a sua caracterização. Em simultâneo, analisámos algumas taxonomias contendo características dos jogos digitais, nomeadamente a de Bober, encontrando muitas semelhanças entre ambas. Neste contexto, mapeámos e realizámos um estudo exploratório e analítico das atas de um congresso sobre Jogos e Mobile Learning. Concomitantemente, realizámos um estudo qualitativo de observação direta e a subsequente implementação de um questionário online, tendo como público-alvo alunos do Ensino Secundário, em contexto de sala de aula. Concluímos que as aplicações móveis para aprendizagem de línguas e Jogos Digitais partilham muitas das suas características distintivas, tornam-se as primeiras em aplicações “gamificadas”. Muitos jogos digitais interativos são frequentemente instalados nos dispositivos móveis, por isso os jogos e as aplicações móveis entretecem-se e funcionam conjuntamente, promovendo a motivação para a aprendizagem. Consequentemente, podemos aproveitar as taxonomias existentes para jogos interativos, como a de Bober (2010), e usar essas características para nortear a escolha de aplicações móveis com mais precisão e propriedade, por forma a desenhar, implementar e avaliar atividades de língua com recurso ao Mobile Learning.-
Descrição: dc.descriptionSearching for mobile applications with suitable features to implement language learning activities on a Higher Education online platform for English learning students, we gathered several mobile language applications in a table for characterization and analysed some taxonomies with games’ features, specially Bober’s, finding out many similarities between both. So, we mapped and carried out an exploratory and analytical study of the minutes of a Congress on Games and mobile learning. Concomitantly, a qualitative direct observation study and a subsequent survey through an online questionnaire on Duolingo was implemented among High school students in classroom context. We reached the conclusion that language mobile applications and Games share their most distinguishing features, becoming gamified applications. Many digital interactive games are usually installed in mobile devices, so games and m-learning applications intertwine and go along together, fostering motivation for learning. Therefore, we can take advantage of games taxonomies, like Bober’s (2010) to use as guideline for choosing mobile applications with more accuracy in order to design, implement and assess m-learning language activities.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectM-learning-
Palavras-chave: dc.subjectAplicações móveis-
Palavras-chave: dc.subjectDuolingo-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage learning-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectApplications-
Palavras-chave: dc.subjectDuolingo study-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAplicações móveis para a aprendizagem das línguas e jogos digitais: estudo exploratório com alunos do ensino secundário-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.