Avaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10361-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada no contexto de um curso técnico de nível médio ofertado à distância, em uma Instituição de Educação Profissional brasileira, cujo objetivo foi o de verificar os modelos e estratégias avaliativas adotados em cursos de formação profissional técnica a distância e o quanto estas estratégias possibilitam uma experiência de avaliação transparente, consistente, autêntica e sustentável. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido acompanhada a execução de uma turma do curso Técnico em Administração. Foram utilizados como instrumentos para recolha de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não-participante e análise de documentos. O referencial teórico no qual está assente essa pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspetiva de avaliação alternativa digital. Neste trabalho, considerando a complexidade e extensão dos dados recolhidos, optou-se por focar na apresentação e discussão dos resultados de uma das dimensões do Modelo PrACT – a Autenticidade, dada a sua relevância para a educação profissional.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to present research findings of a study carried out in the context of an online Technical and Vocational Education and Training (TVET) course, medium level, in a Professional Education Institution in Brazil. The main objective of the study was to verify the models and the assessment strategies adopted in online TVET and the extension of these strategies regarding a transparent evaluation experience, consistent, legitimate and sustainable. For this purpose, a qualitative research methodology was adopted, a case study approach, considering a class of a “Business Management Technical course”. Data collection tools, such as interviews with teachers and pedagogical coordinators of the referred course, non-participant observation and document analysis were applied. The theoretical framework is anchored in a culture of competence-based evaluation and training, in particular the dimensions and criteria established by the PrACT Model, designed and developed within a perspective of an alternative, digital assessment system. In this study, the researchers chose to focus on the presentation and discussion of the results of one specific dimension of the PrACT Model, the Authenticity, considering the large extension of the collected data and relevance of this dimension for the professional education.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/submittedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação alternativa digital-
Palavras-chave: dc.subjectModelo PrACT-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de competências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjecte-Learning-
Palavras-chave: dc.subjectAlternative digital assessment-
Palavras-chave: dc.subjectPrACT model-
Palavras-chave: dc.subjectCompetence-based assessment-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAvaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissional-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.