Práticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Teresinha-
Autor(es): dc.creatorCruz, Dulce Maria-
Autor(es): dc.creatorAmante, Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10360-
Descrição: dc.descriptionEntender como ocorrem os eventos de letramentos digitais no âmbito de práticas que visam desenvolver essas competências em estudantes de educação a distância constitui uma necessidade crucial na era da cibercultura. Este capítulo se propõe a discutir os conceitos de Práticas de Letramentos Digitais (PLD) e Eventos de Letramentos Digitais (ELD) apresentados em Souza (2016), analisando o Módulo de Ambientação Online (MAO)da Universidade Aberta de Portugal, oferecido aos estudantes como exigência prévia à frequência do curso que pretendem iniciar. À luz do PLD e ELD são analisados os resultados do estudo realizado, buscando traçar a relação entre as competências a desenvolver e as dimensões, conhecimentos e habilidades mobilizadas durante a formação que se configuram em letramentos digitais (LD). Os resultados mostram que os LD implicam tanto a apropriação das novas linguagens do meio digital, quanto a prática efetiva de uso social destas, podendo ser potencializadas através da formação.-
Descrição: dc.descriptionUnderstanding how digital literacy events occur in the context of practices aimed at developing these skills in distance education students is a crucial need in the cyberculture era. This chapter proposes to discuss the concepts of Digital Literacy Practices (PLD) and Digital Literacy Events (ELD) presented in Souza (2016), analyzing the Open Online Module (MAO) of the Open University of Portugal, offered to students as Prior to the frequency of the course they intend to start. In the light of PLD and ELD, the results of the study are analyzed, trying to trace the relationship between the skills to be developed and the dimensions, knowledge and skills mobilized during training that are configured in digital literacy (LD. The results show that LD implies both the appropriation of the new languages of the digital environment and the effective practice of social use of these, and can be enhanced through training.-
Descrição: dc.descriptionCAPES, bolsa de estudos (2012/2013), que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e CNPq, pela concessão da bolsa de Doutorado Sanduíche (2014/2015) na UAb (LE@D).-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEDUNIT-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes online-
Palavras-chave: dc.subjectDigital literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCyberculture-
Palavras-chave: dc.subjectDigital media-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectOnline students-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePráticas e eventos de letramentos digitais na formação de estudantes online na Universidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.