Impacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das microlideranças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Teresa-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10356-
Descrição: dc.descriptionIntegrada na produção no âmbito de Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa a problemática das emoções online em contextos de aprendizagem online, apresentando um novo modelo para a lábil identificação emocional. Trata-se duma investigação sobre a vinculação do docente-estudante, baseada no design de experiências de aprendizagem decorrentes das necessidades emergentes no contexto online, reforçadoras da interação afetiva e motivacional. Pretende-se melhorar o bem-estar e a qualidade na aprendizagem, envolvendo os estudantes integrados em ambientes digitais formais e não formais, no ensino superior. Recorre à metodologia Design-Based-Research, num estudo multi-casos: cenário “fechado”: LMS+Licenciatura e cenário “misto”: LMS +Twitter+Mestrado. A caracterização do bem-estar emocional e envolvimento cognitivo advém da análise daqueles cenários, produzindo princípios de design e soluções baseadas em estratégias de proximidade: Fóruns temáticos, Feedbacks, Acompanhamento Online e Fórum Café-Lounge. Os dados foram recolhidos com base em: Escala de Emoções (90 emoções positivas e negativas); questionário e entrevista semi-estruturada; análise das interações no discurso online. Os resultados obtidos no cenário 1 apontam para a importância do reforço da presença emocional do Professor e das micro-lideranças estudantis. Apesar de não corresponder a uma participação massiva, beneficiou a aprendizagem e bem-estar do grupo, criando-lhe o desejo da replicação desta experiência. Considera-se necessário que as estratégias de classificação e presença emocional sejam aperfeiçoadas noutras investigações.-
Descrição: dc.descriptionThis paper focuses on the problem of online emotions in online learning contexts, presenting a new model for emotional identification. It’s a study on the link between teacher-student and between peers, based on the pedagogical design of learning experiences arising from emerging needs in the online context, namely the reinforcement of presence through affective and motivational interaction. It aims to improve the well-being and the quality in learning, involving higher education students in online interaction and communication in digital environments. It uses the DesignBased Research (DBR) methodology, in a multi-case study: 1) LMS-Human Tutor + Undergraduate Course; 2) LMS-Human Tutor and Virtual Tutor (IA) + Undergraduate Course. The characterization of emotional well-being and cognitive involvement of students and teachers comes from the analysis of those scenarios, producing pedagogical design and improving solutions based on proximity strategies: Thematic and Lounge-type Forums, Feedback, Online Support and Monitoring. The data were collected through a variety of instruments: a) an Emotion Scale; b) a questionnaire and a semi-structured interview; c) an analysis of the interactions in online discourse. The results, referring to scenario 1, point to the importance of reinforcing the emotional presence of the teacher and of the student micro-leaderships, improving their learning and well-being, and creating the desire to repeat the experience.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação da Universidade do Minho-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14331/16192-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções online-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnvolvimento emocional, social e cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions online-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual learning environments-
Palavras-chave: dc.subjectEmotional, social and cognitive involvement-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleImpacto da dinâmica emocional na aprendizagem em cursos a distância no ensino superior: o papel da presença emocional e das microlideranças-
Título: dc.titleImpact of emotional dynamics in learning on distance courses in higher education: the role of emotional presence and micro-leadership-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.