EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCorreia, Joana Duarte-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10347-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.-
Descrição: dc.descriptionIn today's networked society, where ICT-based interaction prevails, Distance Education and eLearning have gained a decisive place in national and international educational frameworks. We speak of educative-communicative environments based on collaborative learning processes, from a constructivist perspective, and fundamentally social, and which give rise to true virtual learning communities. Social Network Analysis (SNA), in turn, is a methodology that has been applied to describe and analyse network behaviours in several areas. In this sense, this paper will try to make, through a literature review, a brief survey of what is the network theory. Especially the social network theory according to some key authors, in which consists the methodology of Social Network Analysis and the potential that is present in the application of these constructs to the field of Distance Education and eLearning.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publishero Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA-
Relação: dc.relationfile:///C:/Users/Utilizador/Downloads/1158-2459-1-SM.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEaD-
Palavras-chave: dc.subjecteLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das redes-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise das redes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjecteLearning-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork theory-
Palavras-chave: dc.subjectSocial network analysis-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleEaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.