Universidades seniores em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Autor(es): dc.creatorGil, Henrique-
Autor(es): dc.creatorChenoll, Antonio-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10346-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10346-
Descrição: dc.descriptionEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal, mais conhecidas no Brasil como Universidade para a Terceira Idade. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.-
Descrição: dc.descriptionThis study the analysis of education as an individual investment. Economic studies on the subject gave rise to the theory of human capital, in which education is considered an investment. Therefore, an individual with higher schooling and qualification may be more productive and have greater economic and financial benefits. The general purpose of this research was to identify and analyze the impact of vocational education at the technical level offered by the Federal Institute of Brasília (IFB) on the probability of students’ later integration into the working world and on the income of those who graduated between 2016 and 2017 in Biomedical Equipment Technician and Work Safety Technician. For the study, a questionnaire was applied among the graduates of these courses. It was answered by 52.38% of the chosen group. The parameters for the econometric model were estimated by the probit regression. The results indicate that acting in the technical training area increases the probability of obtaining greater economic and financial gains.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEducação em Foco-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades seniores-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital e social-
Palavras-chave: dc.subjectSeniors university-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technology-
Palavras-chave: dc.subjectSocial and digital inclusion-
Título: dc.titleUniversidades seniores em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e social-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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