Reivindicações educativas das línguas nacionais em Angola no contexto de predomínio da língua portuguesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEdmundo, Francisco-
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10345-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34624/id.v12i5.23457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10345-
Descrição: dc.descriptionA educação é inegavelmente um domínio prioritário de um determinado país. São vários os países que entenderam essa importância e por isso fizeram grandes esforços para melhorar os seus sistemas de educação, obtendo daí grandes resultados, ao contrário daqueles países que adotaram o modelo educacional herdado do colonialismo e continuaram com este sem uma reflexão profunda sobre as necessidades e aspirações dos seus povos. Angola é um desses países que herdaram os seus sistemas educacionais do colonialismo, e com vista a reverter a situação, deve favorecer o sector da educação com uma visão projetada a partir dos seus fenómenos sociais, culturais e sobretudo linguísticos. Isto implica uma nova decisão política em relação ao atual sistema educacional, que teima em não acolher nem aco- modar o ensino e aprendizagem das línguas nacionais, por força das crises estruturais que se desenvolveram durante a sua história colonial. Este artigo trata da questão das línguas nacionais em Angola e aborda as vozes que reivindi- cam a sua inserção no sistema educacional, como forma de reverter o atual status quo onde o ensino é ministrado única e exclusivamente em língua portuguesa. O artigo sugere a introdução de uma educação plurilíngue que consista em ensinar e aprender simultaneamente mais de duas línguas, ou seja, a língua de implantação numa dada região do país, a língua com maior número de falantes, que é o umbundu, bem como a língua da capital, Luanda, que é o kimbundu.-
Descrição: dc.descriptionEducation is undeniably a priority sector for a given country. Many countries have taken this importance into consideration making improvements on their education system obtaining successful results. However other countries have adopted educational standard inherited from colonialism following them without a deep reflection on the needs and aspirations of their people. Angola is one of those countries that inherited their educational systems from colonialism, and in view to reverse the situation, it must invest in the education sector with a vision projected from its social, cultural and most importantly linguistic context. This implies a new political decision in relation to the current educational system which which insists on rejecting accommodating for teaching and learning of national languages due to the structural crises derived from its colonial history. This article deals with the issue of local languages in Angola and echoes the voices that claim their introduction in the educational system, as a way of reversing the current status quo where teaching is done only and exclusively in Portuguese. The article suggests the introduction of a multilingual education that consists of simultaneously teaching and learning more than two languages, that is, the language of implantation in a given region of the country, the language with the largest number of speakers, which is Umbundu, as well as language of the capital, Luanda, which is Kimbundu.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCIDTFF | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino plurilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas linguísticas-
Palavras-chave: dc.subjectNational languages-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectMultilingual education-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage policy-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectColonialism-
Título: dc.titleReivindicações educativas das línguas nacionais em Angola no contexto de predomínio da língua portuguesa-
Título: dc.titleEducational calls for national languages in Angola in the context of portuguese language predominance-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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