Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10341-
Descrição: dc.descriptionO projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionNeste texto exploramos a possibilidade de o Facebook constituir um espaço de desenvolvimento da literacia mediática e inclusão digital, no contexto da Educação Aberta e da Educação ao longo da vida, apresentando, para o efeito, o projeto Reviver na Rede, um caso prático de referência, incluindo a nível internacional. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede, mediada pela tecnologia, com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. As ferramentas digitais trouxeram, nomeadamente à educação, novos recursos, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. Além disso, constata-se a necessidade de explorar a literacia mediática e inclusão digital, como forma de democratizar o acesso à informação, e sua correta interpretação, por todos os cidadãos, tornando-os mais ativos e socialmente participativos. Por outro lado, os espaços privilegiados para a aprendizagem têm também evoluído. A tradicional Escola tem vindo a perder o domínio na educação ao longo da vida para outras abordagens informais, baseadas na Web 2.0, como é o caso das redes sociais, configurando novos espaços de e para a aprendizagem colaborativa e cooperativa. No caso do Facebook, constatamos que se tornou um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Desta forma, e tomando como exemplo o projeto Reviver na Rede, tem sido possível concluir que o Facebook tem vindo a emergir na Educação com várias valências. Para além de recurso educacional, digital e multimédia, também pode assumir um papel muito relevante na partilha e construção do conhecimento, tornando-se numa plataforma de aprendizagem inclusiva e de desenvolvimento da literacia mediática e cívica.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia mediática-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleReviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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