Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Bäckström, Bárbara | - |
Autor(es): dc.creator | Falé, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Jacquinet, Marc | - |
Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Maria do Rosário | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10340 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.4000/sociologico.9511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10340 | - |
Descrição: dc.description | Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://journals.openedition.org/sociologico/9511 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empregabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduados do ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfis e competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados | - |
Título: dc.title | Distance Learning and professional competences development : analysis based on graduates’ perception | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: