Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorNeves, Claudia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorAbrantes, Pedro-
Autor(es): dc.creatorBäckström, Bárbara-
Autor(es): dc.creatorFalé, Isabel-
Autor(es): dc.creatorJacquinet, Marc-
Autor(es): dc.creatorMagano, Olga-
Autor(es): dc.creatorRamos, Maria do Rosário-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10340-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4000/sociologico.9511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10340-
Descrição: dc.descriptionQuem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://journals.openedition.org/sociologico/9511-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectGraduados do ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPerfis e competências-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleEnsino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados-
Título: dc.titleDistance Learning and professional competences development : analysis based on graduates’ perception-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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