Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10337-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Paratal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.-
Descrição: dc.descriptionThe Covid-19 pandemic had profound impacts on higher education. In Portugal, it affected around 350000 students, involved in an emergency transition to remote teaching practices. We consider it essential to identify practices adopted by higher education institutions in this context, as well as how they have been readjusted over time, and how the process was perceived, both by teachers and students. To this end, an online questionnaire was applied to teachers and students of on-campus higher education between April 22 and May 12, 2020. The results point to the adoption of a plurality of teaching strategies, with emphasis on synchronous practices, which have been revised throughout the process. Despite sensitive aspects such as evaluation, student involvement, practical activities or time management, potential and limitations to the process are recognized.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNINOVE-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto de emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleTransição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal: um estudo exploratório-
Título: dc.titleTransition to emergency remote teaching in higher education in Portugal: an exploratory study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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