Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Márcia de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Seco, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10313 | - |
Descrição: dc.description | A pandemia de COVID-19 que acometeu a população mundial no início de 2020 exigiu dos governantes ações emergenciais nas mais variadas áreas da sociedade no intuito de conter a propagação da doença. As medidas de distanciamento social sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adotadas na maioria dos países causaram o fechamento das escolas, o que impôs um novo modelo educacional, sustentado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online. Este artigo busca refletir sobre o atual cenário educacional frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de uma revisão sistemática de literatura das primeiras contribuições da comunidade científica brasileira e portuguesa sobre os efeitos e desafios da pandemia do COVID-19 na Educação. O estudo toma como base as produções publicadas no Portal de periódicos da CAPES, nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, no SCIELO e no Google Scholar, no período de março/2020 a julho/2020 e revela desafios vivenciados por alunos e professores, estratégias adotadas pelos dirigentes escolares e professores para mitigar os efeitos da transição para o ensino e aprendizagem remotos e as perspectivas futuras para a educação. | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic that affected the world population in early 2020 required governments to take emergency actions in the most varied areas of society in order to contain the spread of the disease. The measures of social distance suggested by the World Health Organization (WHO) and adopted in most countries caused the closure of schools, which imposed a new educational model, supported by digital technologies and based on online education methodologies. This article seeks to reflect on the current educational scenario facing the pandemic caused by the new coronavirus, based on a systematic literature review of the first contributions of the Brazilian and Portuguese scientific community on the effects and challenges of the COVID-19 pandemic in Education. The study takes as a basis the productions published in the CAPES periodicals Portal, in the Scientific Open Access Repositories of Portugal - RCAAP, in SCIELO and in Google Scholar, in the period from March / 2020 to July / 2020 and reveals challenges experienced by students and teachers, strategies adopted by school leaders and teachers to mitigate the effects of the transition to remote teaching and learning and future prospects for education. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE | - |
Relação: dc.relation | http://br-ie.org/pub/index.php/rbie | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto de emergência | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::03:Saúde de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura | - |
Título: dc.title | Education in the context of the COVID-19 pandemic: a systematic literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: