Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTrindade, Sara Dias-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Joana Duarte-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10280-
Descrição: dc.descriptionO impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.-
Descrição: dc.descriptionThe impact of the COVID-19 pandemic has led to the closure of schools around the world. Ministries, state governments, public and private bodies were suddenly forced to convert the entire educational process in order to seek that millions of students continue their training processes from their homes. From face-to-face, it transited to online, in the form of remote emergency teaching, and challenged teachers to rethink methodologies and pedagogical practices, in an attempt to develop learning situations in digital environments. This article, based on an exploratory analysis, seeks to understand how this transition from face-to-face to digital regime was carried out in Portuguese and Brazilian basic education, namely with regard to the preparation of both teachers and their schools. The answers obtained through the application of a questionnaire survey to 300 teachers allowed a perception of similarities and differences in the approach to promoting quality education in times of a pandemic.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14426-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência digital docente-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher digital competence-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleEnsino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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