Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Bruno Miguel F. | - |
Autor(es): dc.creator | Osório, António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10277 | - |
Descrição: dc.description | eLIES2018- VIIº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior- Sessão Posters/Networking, Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, co-organização do LE@D, Univesidade Aberta (UID 4372/FCT), Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade do Algarve. | - |
Descrição: dc.description | Numa investigação para compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista (Gonçalves, 2017), recorreu-se ao modelo teórico TPACK - Technological Pedagogical and Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Cain, 2013), tendo-se apurado que esse processo é bastante complexo e envolve uma diversidade de dimensões que são indispensáveis ao exercício da profissão docente na atualidade. O funcionamento do sistema, designadamente os vários aspetos de duas situações reais – a 4.ª e a 5.ª edições do MOOC em Competências Digitais para Professores promovidos pela Universidade Aberta - foi estudado em contexto real através destes dois casos concretos de desenvolvimento profissional de professores suportado por MOOC. Além de apresentar, de modo gráfico, o desenho da investigação (Gonçalves, 2017), o poster ilustra as principais conclusões da investigação que, resumidamente, se referem: i) às condições de aprendizagem nos MOOC; ii) à caracterização da comunicação, da interação e da colaboração nos MOOC; iii) à definição do modelo pedagógico dos MOOC; iv) à organização dos processos de ensino-aprendizagem nos MOOC. | - |
Descrição: dc.description | Projeto Europeu ECO- 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | LE@D | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo TPACK | - |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | - |
Título: dc.title | MOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: