MOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Bruno Miguel F.-
Autor(es): dc.creatorOsório, António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10277-
Descrição: dc.descriptioneLIES2018- VIIº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior- Sessão Posters/Networking, Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, co-organização do LE@D, Univesidade Aberta (UID 4372/FCT), Instituto Politécnico de Castelo Branco, Universidade do Algarve.-
Descrição: dc.descriptionNuma investigação para compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista (Gonçalves, 2017), recorreu-se ao modelo teórico TPACK - Technological Pedagogical and Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Cain, 2013), tendo-se apurado que esse processo é bastante complexo e envolve uma diversidade de dimensões que são indispensáveis ao exercício da profissão docente na atualidade. O funcionamento do sistema, designadamente os vários aspetos de duas situações reais – a 4.ª e a 5.ª edições do MOOC em Competências Digitais para Professores promovidos pela Universidade Aberta - foi estudado em contexto real através destes dois casos concretos de desenvolvimento profissional de professores suportado por MOOC. Além de apresentar, de modo gráfico, o desenho da investigação (Gonçalves, 2017), o poster ilustra as principais conclusões da investigação que, resumidamente, se referem: i) às condições de aprendizagem nos MOOC; ii) à caracterização da comunicação, da interação e da colaboração nos MOOC; iii) à definição do modelo pedagógico dos MOOC; iv) à organização dos processos de ensino-aprendizagem nos MOOC.-
Descrição: dc.descriptionProjeto Europeu ECO- 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLE@D-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional professores-
Palavras-chave: dc.subjectModelo TPACK-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Título: dc.titleMOOC, TPACK e desenvolvimento profissional de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.