Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Bruna Mazzer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10269 | - |
Descrição: dc.description | Produzido no âmbito da frequência do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), 2014-2015. | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa e discute princípios fundamentais da ainda controversa teoria da aprendizagem denominada conectivismo. Atentos às influências e à importância da rede, Siemens e Downes apresentam o conectivismo como uma teoria adaptada à realidade tecnológica e digital na qual vivemos hoje. A partir de uma análise da bibliografia existente, identifica-se que a diversidade, a autonomia, a abertura e a conectividade são pilares dessa proposta, que traz também relevantes contradições. O conectivismo pressupõe que os alunos já dominem satisfatoriamente algumas ferramentas digitais e que estejam aptos para apresentar participações ativas ao longo do curso. Tais expectativas podem dificultar o sucesso acadêmico de alguns alunos engajados e abrir espaço para questionamentos relativos à democracia na teoria mencionada. | - |
Descrição: dc.description | This paper analyses and discusses fundamental principles of the still controversial learning theory called connectivism. Paying attention to the influence and importance of the web, Siemens and Downes present the connectivism as a theory adapted to the technological and digital reality that we live in today. After analysing the existing bibliography, it was identified that diversity, autonomy, openess and connectivity are pilars of this proposal, that also brings relevant contradictions. The connectivism expects that the students come with a background of satisfactory knowledge regarding some digital tools and that they are ready to show active participation throughout the course. Those expectancies may make it harder for some engaged students to achieve academic success and it leaves room for questions about the democracy of the mentioned theory | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência financiadora do mestrado, cursado pela autora deste artigo. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | PUC-São Paulo | - |
Relação: dc.relation | https://www4.pucsp.br/webcurriculo/edicoes_anteriores/2015/downloads/anais/anais_iv-webcurriculo_2015.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Siemens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Connectivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Título: dc.title | Desafios do conectivismo como uma teoria democrática da aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: