Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Bruna Mazzer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10268 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10268 | - |
Descrição: dc.description | Produzido no âmbito da frequência do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), 2014-2015 para apresentar na conferência IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | O recurso apresenta os princípios fundamentais da ainda controversa teoria da aprendizagem denominada conectivismo. Atentos às influências e à importância da rede, Siemens e Downes apresentam o conectivismo como uma teoria adaptada à realidade tecnológica e digital na qual vivemos hoje. A partir de uma análise da bibliografia existente, identifica-se que a diversidade, a autonomia, a abertura e a conectividade são pilares dessa proposta, que traz também relevantes contradições. O conectivismo pressupõe que os alunos já dominem satisfatoriamente algumas ferramentas digitais e que estejam aptos para apresentar participações ativas ao longo do curso. Tais expectativas podem dificultar o sucesso acadêmico de alguns alunos engajados e abrir espaço para questionamentos relativos à democracia na teoria mencionada. | - |
Descrição: dc.description | CAPPES | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Siemens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Título: dc.title | Desafios do conectivismo como uma teoria democrática da aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: