Desafios do conectivismo como uma teoria democrática da aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNogueira, Bruna Mazzer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10268-
Descrição: dc.descriptionProduzido no âmbito da frequência do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), 2014-2015 para apresentar na conferência IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, São Paulo.-
Descrição: dc.descriptionO recurso apresenta os princípios fundamentais da ainda controversa teoria da aprendizagem denominada conectivismo. Atentos às influências e à importância da rede, Siemens e Downes apresentam o conectivismo como uma teoria adaptada à realidade tecnológica e digital na qual vivemos hoje. A partir de uma análise da bibliografia existente, identifica-se que a diversidade, a autonomia, a abertura e a conectividade são pilares dessa proposta, que traz também relevantes contradições. O conectivismo pressupõe que os alunos já dominem satisfatoriamente algumas ferramentas digitais e que estejam aptos para apresentar participações ativas ao longo do curso. Tais expectativas podem dificultar o sucesso acadêmico de alguns alunos engajados e abrir espaço para questionamentos relativos à democracia na teoria mencionada.-
Descrição: dc.descriptionCAPPES-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectConectivismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSiemens-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleDesafios do conectivismo como uma teoria democrática da aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.