Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sahb, Warlley Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Fernando José de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10267 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10267 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho realizado como etapa de finalização do Doutorado Sanduíche realizado na Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT) em 2014 com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho realiza uma análise da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM). Aponta, ainda, a potencialidade que os recursos das tecnologias aplicadas à educação e da educação a distância podem ter nesse processo. Para isso, realizou se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e com ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância. Defende-se também, à guisa de conclusão, que a construção de experiências de bases curriculares transnacionais funcionaria como articuladora dos conhecimentos e das culturas produzidas na América Latina e promotoras de políticas de integração e desenvolvimento regionais. | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and cultures produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPAE | - |
Relação: dc.relation | https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/54721 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | MERCOSUL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bases curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular bases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational integration | - |
Título: dc.title | Expansão da educação superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: