Processo de expansão e integração da educação superior no MERCOSUL: possibilidades da EaD no cenário do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSahb, Warlley Ferreira-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Fernando José de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10264-
Descrição: dc.descriptionNo âmbito do Doutoramento Sandwich 2014 na Universidade Aberta (PT).-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho realiza uma análise, ainda que de forma sucinta, da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) e ainda aponta a potencialidade que os recursos da educação a distância pode ter nesse processo. Para isso realizou-se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância.-
Descrição: dc.descriptionThis work performs an analysis, albeit briefly, the current policy of educational integration of South America from the Brazilian situation, through the verification broadening the supply of places in higher education in Brazil and analysis of actions Sector educational MERCOSUR (SEM) and also shows the potential that resources of distance education can play in this process. For that held the comparison with the process of expansion of higher education in Europe, from the Bologna Process and the latest actions in this movement, as the presentation of the concept of Virtual Mobility (VM) as a strategy to achieve the objective of conduct a cross-border education with the support of distance education.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto da Educação da Universidade de Lisboa-
Relação: dc.relationhttp://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMERCOSUL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducational integration-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Título: dc.titleProcesso de expansão e integração da educação superior no MERCOSUL: possibilidades da EaD no cenário do Brasil-
Título: dc.titleExpansion and integration of higher education in MERCOSUR: possibilities of distance education scenario in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.