Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Elena Bettencourt-
Autor(es): dc.creatorLoureiro, Ana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10261-
Descrição: dc.descriptionOs múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável-
Descrição: dc.descriptionThe multiple benefits of digital technologies for human development make digital inclusion a necessity in contemporary society. In this paper we present an exploratory study on Digital Inclusion, having as an empirical reference the research on the digital skills of low qualified and unemployed adults who attend double certification professional training actions, based on the reinforcement of digital literacy and digital competences, essential for the exercise of a more active and participatory citizenship, which allows them to be socially included. The research had a qualitative methodological perspective supported by documentary analysis, the diagnostic questionnaire and the focus group. The results show that the effective use of digital technologies is below its potential, reinforcing the idea that digital inclusion is more than the mere use of these tools and emphasizing the importance of digital literacy for an efficient appropriation and mobilization of digital technologies in autonomously and responsibly.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRevista UIIPS-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20668/15451-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e formação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education and training-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectDigital inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectDigital skills-
Palavras-chave: dc.subjectDigital transformation-
Título: dc.titleTransformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.