Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Elena Bettencourt | - |
Autor(es): dc.creator | Loureiro, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10261 | - |
Descrição: dc.description | Os múltiplos benefícios das tecnologias digitais para o desenvolvimento humano tornam a inclusão digital uma necessidade na sociedade contemporânea. Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre “Inclusão Digital”, tendo como referência empírica a investigação sobre as competências digitais de adultos/as pouco qualificados/as e em situação de desemprego que frequentam ações de formação profissional de dupla certificação, tendo por base o reforço da literacia digital e das competências digitais, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, que lhes permita estar incluídos socialmente. A investigação teve uma perspetiva metodológica qualitativa apoiada na análise documental, no questionário de diagnóstico e no focus group. Os resultados evidenciam que o uso efetivo das tecnologias digitais está aquém das suas potencialidades, reforçando a ideia de que a inclusão digital é mais do que a mera utilização destas ferramentas e realçando a importância da literacia digital para uma eficiente apropriação e mobilização das tecnologias digitais no quotidiano de forma autónoma e responsável | - |
Descrição: dc.description | The multiple benefits of digital technologies for human development make digital inclusion a necessity in contemporary society. In this paper we present an exploratory study on Digital Inclusion, having as an empirical reference the research on the digital skills of low qualified and unemployed adults who attend double certification professional training actions, based on the reinforcement of digital literacy and digital competences, essential for the exercise of a more active and participatory citizenship, which allows them to be socially included. The research had a qualitative methodological perspective supported by documentary analysis, the diagnostic questionnaire and the focus group. The results show that the effective use of digital technologies is below its potential, reinforcing the idea that digital inclusion is more than the mere use of these tools and emphasizing the importance of digital literacy for an efficient appropriation and mobilization of digital technologies in autonomously and responsibly. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista UIIPS | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20668/15451 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e formação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education and training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Título: dc.title | Transformação digital e inclusão digital: um estudo de caso com adultos que frequentam ações de formação na modalidade EFA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: