Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Amilton Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, António Quintas | - |
Autor(es): dc.creator | Matta, Alfredo Eurico | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10203 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo trata das “Experiências outras na utilização das TIC como interface pedagógica na escola de Educação de Jovens e Adultos”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica contribui com os sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para os sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar as experiências de aprendizagens dos estudantes no laboratório de informática; refletir epistemologicamente os conceitos de Letramentos, TIC e EJA; identificar que projetos contribuem como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem. A abordagem de pesquisa adotada. Foi a qualitativa, de natureza descritivo-analítica, com instrumentalização do estudo de caso e a efetivação de um conjunto de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados destacam as possibilidades dos sujeitos da EJA de buscar novas formas de utilizar as TICs, no processo de ensino-aprendizagem, a efetivação das rodas de conversas, dos temas geradores como fundantes do empoderamento e da construção do conhecimento dos sujeitos. Concluímos que à escola deva repensar seu tempo, espaço e as experiências de ensinar e aprender, da formação continuada dos professores, da criação de um museu virtual de aprendizagem e da construção de práticas dialógicas permanentes no âmbito da escola da EJA. | - |
Descrição: dc.description | This study deals with the “Other experiences in the use of TIC as a pedagogical interface in the school of Education of Youth and Adults”. As a general objective of the research, we propose to analyze how the use of TIC as a pedagogical interface contributes with the subjects of EJA. We present as a research problem the search for answers to the following question: How to use information and communication technologies as pedagogical interface for the subjects of EJA? The specific objectives are: to investigate students’ learning experiences in the computer lab; to reflect epistemologically the concepts of literacy, TIC and EJA; identify which projects contribute as pedagogical interface for learning improvement. The approach adopted was qualitative, descriptive-analytical in nature, with instrumentalization of the case study and the execution of a set of semi-structured interviews and documentary analysis. The results highlight the possibilities of the subjects of EJA to seek new ways to use TIC, in the teaching-learning process, the implementation of conversation wheels, of the generating themes as foundations of the empowerment and construction of the knowledge of the subjects. We conclude that the school should rethink its time, space and experiences of teaching and learning, of the continuing training of teachers, the creation of a virtual learning museum and the construction of permanent dialogical practices within the EJA school. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNEB-Universidade do Estado da Bahia | - |
Relação: dc.relation | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7681 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e da comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technology | - |
Título: dc.title | Experiências outras na utilização das TICs como interface pedagógica na escola de educação de jovens adultos | - |
Título: dc.title | Other experiences in the use of TIC as a pedagogical interface in the school of education of youth and adults | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: