Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saldanha, Ângela | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:07:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:07:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10177 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10177 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário. | - |
Descrição: dc.description | The project work presented here exposes the creation and implementation of a Workshop-Atelier for Multidisciplinary Artistic Creation, in an intermediate (third cycle) and secondary school, in a context of non-formal education. The empirical study is globally based on the approach to the model of Pedagogical Relations (PR) by Renald Legendre (2005), in the experiences of Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) and Peter Jenny (2012). The problem and object of study of the research are focused on the valorization of visual arts, with emphasis on plastic expression, in contexts of non-formal learning of young people attending intermediate and secondary schools. From the recruitment of participants, to the availability of physical space, there have been several steps taken in a project that is considered in constant progress and there were also several constraints felt throughout its development. The methodology of qualitative analysis was developed through an investigation-action with the implementation of a Multidisciplinary Artistic Creation Workshop where we explored techniques and materials to develop curiosity, creativity, flexibility, originality and critical spirit by overcoming artistic challenges that resulted in visual products of quality. The interpretation of the data collected through questionnaires and direct observation showed different benefits that, as a whole, contributed to promote the integral development of intermediate (third cycle) and secondary students. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina-Atelier | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressão plástica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A oficina-atelier de criação artística multidisciplinar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: