Educação a distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorValente, Sónia Patrícia Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:07:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10175-
Descrição: dc.descriptionEm Portugal, a educação é considerada um direito inalienável, sendo que a aplicação de uma pena privativa de liberdade pressupõe que o cidadão ou cidadã percam, apenas, o direito à liberdade física, devendo ser garantidas as condições necessárias para o gozo dos restantes direitos. Neste contexto de privação de liberdade, a Educação a Distância (EaD) pode assumir um papel determinante assegurando uma oferta diversificada ao nível da formação, quer a nível da aprendizagem ao longo da vida, quer a nível do Ensino Superior (ES). Com o intuito de tirar partido desta modalidade e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de literacia digital e contribuir para a formação profissional e académica de pessoas em situação de exclusão social, em Portugal, está a ser desenvolvido um projeto na Universidade Aberta (UAb) de Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, sendo que é neste contexto que desenvolvemos este estudo. Partindo, pois, da necessidade de realizar um retrato da realidade prisional a nível do ES a nossa investigação baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo. Foram analisadas as perceções de estudantes reclusos da UAb (REES), de Técnicos/as Superiores de Reeducação (TSR) e elementos da Direção dos quatro estabelecimentos prisionais em análise (Coimbra, Leiria, Paços de Ferreira e Vale do Sousa), sendo que a informação recolhida foi analisada através da técnica de análise de conteúdo, como o intuito de estabelecer um quadro relativo às condições de aprendizagem dos estudantes da UAb em situação de reclusão. Através da análise realizada pudemos verificar que, à semelhança da população geral, a população reclusa está mais escolarizada, tendo novas exigências ao nível educativo e a EaD parece ser como uma resposta privilegiada para a frequência do ES e, embora não existam, ainda, espaços específicos para o ES dentro dos Estabelecimentos Prisionais (EP), existe a disponibilidade para os mesmos serem criados. Constatamos, ainda, que a principal dificuldade para a implementação do Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da UAb em contexto prisional é o acesso à tecnologia – computadores e ligação à internet. Sendo consensual, entre todos os indivíduos participantes no estudo, que é necessário criar melhores condições para os REES e atendendo a políticas públicas como o INCoDE.2030, perspetivamos que a frequência de um curso do ES em EaD na modalidade de eLearning poderá, em breve, contribuir, para que os REES desenvolvam competência digitais – essenciais para a sua plena reinserção na atual sociedade digital.-
Descrição: dc.descriptionIn Portugal, Education is considered to be an inalienable right. The application of a custodial sentence presumes that the citizen only loses the right to physical freedom, thus the necessary conditions for the enjoyment of the remaining rights must be guaranteed. In this context of freedom deprivation, Distance Learning can play a determining role in ensuring a diversified offer whether it be in terms of training, lifelong learning or higher education. In order to take advantage of this method and, at the same time develop digital literacy skills and contribute to the professional and academic training of socially excluded / disadvantaged people, a project is being developed by Universidade Aberta in Distance Learning and eLearning in penitentiary facilities in Portugal. It is in this context that we developed this study. Starting from the need to create a portrait of the prison reality at the level of higher education, our investigation based itself on a qualitative methodology. The perceptions of inmate students from UAb (REES), senior reeducation technicians and members of the Board of the four prisons studied were analysed (Coimbra, Leiria, Paços de Ferreira and Vale do Sousa). The data collected was analyzed using the content analysis technique in order to establish a framework on the learning conditions of UAb students in custody. Through the analysis carried out we were able to verify that, just like the general population, the imprisoned population is more educated and has new requirements at an educational level. Distance Learning seems to be a privileged choice for the attendance of a higher education course, and although specific spaces for higher learning are at this moment non-existent in penitentiary facilities, there is, nevertheless readiness for them to be created. We also determined that the main obstacle for the implementation of UAb’s Virtual Pedagogical Model in the prison context is the access to technology – computers and internet connection. Being consensual, among all individuals participating in the study, that it is necessary to create better conditions for the REES and taking into account public policies such as INCoDE.2030, we believe that the attendance of a higher education course in Distance Learning through the eLearning method may soon contribute for REES to develop digital skills - essential for their full reintegration into today’s digital society.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPrisões-
Palavras-chave: dc.subjectReinserção social-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Pedagógico Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjecteLearning-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education in penitentiary facilities-
Palavras-chave: dc.subjectDigital skills-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectODS::16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes-
Título: dc.titleEducação a distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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