Conhecer, aprender e ensinar através de artefactos digitais: o caso das simulações em história

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Autor(es): dc.creatorMendes, António Quintas-
Autor(es): dc.creatorCâmara, Maria Alexandra Gago da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10135-
Descrição: dc.descriptionAs tecnologias digitais têm alterado de forma significativa não só os modos de aprender e ensinar mas também os modos de produzir ciência sendo estas duas dimensões da produção e reprodução-apropriação dos saberes solidárias uma com a outra. No caso da História, os desafios são grandes do ponto de vista metodológico, mas já existe uma vasta pesquisa científica sobre o assunto. A História precisa crucialmente da tecnologia digital para se desenvolver como conhecimento, educação e comunicação. Nesta equação, o trabalho colaborativo entre diferentes campos da ciência e entre estes e a tecnologia está enriquecendo a investigação e produzindo conhecimento de forma exponencial. Neste artigo faz-se uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais na emergência de um novo campo disciplinar , o das "humanidades digitais", a partir da investigação e ensino da História, tomando como ponto de referência e em consideração uma experiência importante e o seu respetivo resultado, num projeto realizado a partir da recriação em Second Life, da Lisboa do Século XVIII.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 (CEIS20) da Universidade de Coimbra-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidades digitais-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da arte-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimónio digital-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectSecond life-
Palavras-chave: dc.subjectSimulações-
Título: dc.titleConhecer, aprender e ensinar através de artefactos digitais: o caso das simulações em história-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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