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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sousa, Lúcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Mascarenhas, Nilton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:06:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:06:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10109 | - |
Descrição: dc.description | Tipo universal de linguagem, a arte é um dos meios mais utilizados para expressar pensamentos, emoções, identidades de grupos e indivíduos. Por via da arte, grupos humanos e indivíduos influem sobre o comportamento dos seus semelhantes, influenciam a opinião, exercem a cidadania, manifestam as suas reivindicações políticas e de direitos, críticas ao estado do mundo e da sociedade assim como projetam as suas visões do mundo. Com efeito, as práticas artísticas são instrumentos úteis para a compreensão da alteridade e das relações interculturais. Sendo ela mesma um espelho da diversidade cultural humana, a arte tem potencialidades para facilitar a comunicação com o “Outro”, o qual pode assumir várias formas: tanto pode designar uma posição fora de nós ao qual atribuímos os mesmos pensamentos e sentimentos que nós, como também pode representar um perigo, o rival ou o inimigo. O “Outro” pode também ser o estrangeiro, o hóspede, o ser que vem de longe, que tradicionalmente as religiões aconselham que sejam recebidos e abrigados. É precisamente nesta última forma que se concentra o nosso estudo. Na sequência do aumento dos fluxos migratórios em direção à Europa entre 2015 e 2016, a França à semelhança de outros países da UE, viu-se confrontada com a necessidade de pensar a integração de um número crescente de requerentes de asilo e refugiados. Face à insuficiência das respostas da parte do Estado, surgiram muitas iniciativas da parte da sociedade civil que visam promover a hospitalidade e a integração plena de migrantes. A partir do estudo das atividades de um espaço cultural de Paris criado com essa finalidade, atelier des artistes en exil, do estudo das narrativas e práticas de artistas refugiados a ele associados, procuramos compreender qual é o papel da arte na integração de refugiados. | - |
Descrição: dc.description | Universal form of language, art is one of the most used means to express thoughts, emotions, individual and collective identities. Through art, human groups and individuals influence the behavior of their peers, influence opinion, exercise citizenship, manifest their political and rights demands, criticizing the state of the world and society as well as projecting their views of the world . Indeed, artistic practices are useful tools for understanding otherness and intercultural relations. Being itself a mirror of human cultural diversity, art has the potential to facilitate communication with the “Other”, which can take many forms: it can either designate a position outside of us to which we attribute the same thoughts and feelings as we, but it can also represent a danger, the rival or the enemy. The “Other” can also be the foreigner, the guest, the being who comes from afar, that traditionally religions advise to receive and give shelter. It is precisely in this latter form that our study is concentrated. Following the increase in migratory flows towards Europe between 2015 and 2016, France, like other EU countries, was faced with the need to think about the integration of an increasing number of asylum seekers and refugees. In view of the insufficient responses on the part of the State, many initiatives have emerged from civil society that aim to promote hospitality and the full integration of migrants. From the study of the activities of a cultural space in Paris created for this purpose, atelier des artistes en exil, from the study of the narratives and practices of refugee artists associated with it, we seek to understand what is the role of art in the integration of refugees. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refugiados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asilo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação artística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações interculturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paris | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asylum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refugees | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | O papel das criações artísticas na integração de refugiados em Paris: o caso dos artistas refugiados do “Atelier des artistes en exil” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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