Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, António-
Autor(es): dc.creatorAires, Luísa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:06:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:06:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10072-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A pandemia de COVID-19 acarretou consigo mudanças profundas em vários níveis da vida social. O ensino superior não ficou alheio a essas mudanças, verificando-se num curto período de tempo, um movimento generalizado de encerramento físico das instituições de ensino superior, e a transição de emergência para práticas de ensino remoto. De acordo com a análise da UNESCO (2020) em Portugal, 346963 estudantes do nível terciário foram afetados. Objetivos: Face à transição acelerada de emergência no ensino superior, consideramos urgente e necessário identificar as práticas que estão a ser adotadas ao nível das instituições de ensino superior em Portugal, bem como a forma como estão a ser coordenadas e ajustadas ao longo do tempo, e como está a ser percecionado este processo por parte de professores e estudantes do ensino superior. Metodologia: Com vista a responder a estes objetivos, foram desenhados dois inquéritos por questionário, aplicados online entre os dias 22/04 e 12/05 de 2020. Os questionários permitiram recolher dados sobre o momento em que se deu a transição, as práticas adotadas, as mudanças entretanto introduzidas, a coordenação e avaliação do processo, e as vivências positivas e negativas. Resultados: Os professores e estudantes inquiridos apontam para um processo de transição vivido maioritariamente de forma positiva, coordenado a nível institucional, mas muito baseado na iniciativa individual, com uso a diferentes estratégias onde se destacam o uso de processos síncronos. A generalidade dos professores mantém práticas de avaliação do trabalho dos estudantes e considera ter implementado mudanças ao longo do tempo. Identificam uma panóplia de dificuldades no processo, mas também vantagens ou potencialidades. Conclusões: Sendo preliminares e ancorados num conjunto restrito de dados, os resultados apontam para uma diversidade de experiências individuais do processo, que apesar de dificuldades importantes traz consigo também potencialidades que são reconhecidas por professores e estudantes. UNESCO (2020). Global monitoring of school closures caused by COVID-19. https://en.unesco.org/covid19/educationresponse-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAsociación Española de Psicología Conductual-
Relação: dc.relationhttps://pt.educationcongress8.com/libro-de-resumenes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto de emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleTransição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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