Seniores online e vida quotidiana: comunicar e socializar através de dispositivos móveis tácteis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carina-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Lina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:06:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:06:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10040-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho decorre da investigação realizada no Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da UID 4372 FCT -Laboratório de Educação a Distância e eLearning.-
Descrição: dc.descriptionO envelhecimento da população representa um dos desafios mais importantes para as sociedades no séc XXI do ponto de vista social, económico e político. Segundo dados da Comissão Europeia, em 2025, mais de 20% dos europeus terão mais de 65 anos, esperando-se um aumento do número de adultos com mais de 80 anos.Cerca de 30 % dos europeus nunca utilizou a internet, tendo a maioria idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (Gil, 2014; Patrício, 2014). Estes indivíduos ficam assim, privados do acesso a conteúdos que lhes permitiriam ultrapassar barreiras nas suas interações sociais, reforçar a rede de apoio social, combater a solidão e depressão e melhorar as suas capacidades cognitivas, autonomia e bem estar, bem como no domínio físico. O uso de dispositivos móveis, nomeadamente os tablets e outros dispositivos tácteis tem sido apontado em vários estudos como de utilização fácil pelos seniores. O estudo que se apresenta pretende investigar qual a apropriação dos dispositivos móveis tácteis por seniores nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar e em tarefas de aquisição de serviços online, em dois cenários de aprendizagem diferentes. Pretende-se elaborar um protótipo de modelo de formação adequado que facilite a real apropriação e integração do uso dos dispositivos móveis tácteis pelos seniores. Em termos metodológicos, optou-se pela design-based research(DBR) tendo sido desenvolvidas várias fases de recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário (fase 1), sessões de focus-group (fase 2) que sustentarão a fase 3, ou seja, o desenvolvimento do protótipo de modelo de formação (Oficinas de Formação) e a sua aplicação-testagem e reformulação. Neste capítulo, damos conta dos resultados preliminares sobre o tipo de utilização dos dispositivos móveis realizada pelos seniores tendo-se verificado que das 36 situações apresentadas, apenas cinco correspondem a atividades realizadas pelos seniores no seu quotidiano. Estes resultados têm implicações para a fase seguinte deste estudo, ou seja, o desenho de um modelo de formação que produza impacto na apropriação dos dispositivos móveis tácteis por estes indivíduos.-
Descrição: dc.descriptionPopulation aging represents one of the most important challenges for societies in the 21st century from a social, economic and political point of view. According to data from the European Commission, by 2025, more than 20% of Europeans will be over 65 years of age, with an expected increase in the number of adults over 80. About 30% of Europeans have never used the internet, with the majority ages between 65 and 74 years (Gil, 2014; Patrício, 2014). These individuals are thus deprived of access to content that would allow them to overcome barriers in their social interactions, reinforce the social support network, combat loneliness and depression and improve their cognitive abilities, autonomy and well-being, as well as in the physical domain. The use of mobile devices, namely tablets and other tactile devices, has been pointed out in several studies as being easy for seniors to use. The study that is presented intends to investigate the appropriation of tactile mobile devices by seniors in the areas of communication, socialization, health and well-being and in tasks of acquiring online services, in two different learning scenarios. It is intended to develop a prototype of an appropriate training model that facilitates the real appropriation and integration of the use of tactile mobile devices by seniors. In methodological terms, design-based research (DBR) was chosen and several phases of data collection were developed through the application of questionnaire surveys (phase 1), focus-group sessions (phase 2) that will support phase 3 , that is, the development of the training model prototype (Training Workshops) and its application-testing and reformulation. In this chapter, we report on the preliminary results on the type of use of mobile devices made by seniors and it was found that out of the 36 situations presented, only five correspond to activities performed by seniors in their daily lives. These results have implications for the next phase of this study, that is, the design of a training model that has an impact on the appropriation of tactile mobile devices by these individuals.-
Descrição: dc.descriptionLE@D, UAb-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEDUFBA-
Relação: dc.relationhttp://www.edufba.ufba.br/2019/12/app-education-fundamentos-contextos-e-praticas-educativas-luso-brasileiras-na-cibercultura/-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento e inclusão digital de seniores-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia digital seniores-
Palavras-chave: dc.subjectApropriação da tecnologia móvel táctil-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-based research-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::05:Igualdade de Género-
Título: dc.titleSeniores online e vida quotidiana: comunicar e socializar através de dispositivos móveis tácteis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.