Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:30:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-24T17:30:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/10001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10001 | - |
Descrição: dc.description | As transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem. Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas. | - |
Descrição: dc.description | Digital transformations have caused changes in education, but not yet disseminated. Understanding the nature, limits, and potentialities of these transformations requires a rethinking of epistemologies and learning theories. We propose a framework for interpreting these changes, which views teaching and learning as paths that are co-engendered in an increasingly atopic dwelling and co-dwelling, in hybrid and multimodal contexts. Through the framework, it is possible to understand the digital transformation in education as disruptive displacement in space-time of ecosystem interactions of innovation. This framework of interpretation arises from the intersection of Di Felice's contributions on the epistemological movements of the digitization process that leads us to a new inhabiting condition, post-urban and atopic, originating reticular epistemologies; and from the perspective of educational ecosystems as Capra, Latour, and Di Felice´s living and cognitive systems, where different ecologies connect in addition to human ones. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hibridismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybridism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecosystems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovation | - |
Título: dc.title | Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação | - |
Título: dc.title | Education and digital transformation: the habit of teaching and learning, reticular epistemologies and innovation ecosystems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: