Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSchlemmer, Eliane-
Autor(es): dc.creatorMorgado, Leonel-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-24T17:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-24T17:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/10001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/10001-
Descrição: dc.descriptionAs transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem. Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas.-
Descrição: dc.descriptionDigital transformations have caused changes in education, but not yet disseminated. Understanding the nature, limits, and potentialities of these transformations requires a rethinking of epistemologies and learning theories. We propose a framework for interpreting these changes, which views teaching and learning as paths that are co-engendered in an increasingly atopic dwelling and co-dwelling, in hybrid and multimodal contexts. Through the framework, it is possible to understand the digital transformation in education as disruptive displacement in space-time of ecosystem interactions of innovation. This framework of interpretation arises from the intersection of Di Felice's contributions on the epistemological movements of the digitization process that leads us to a new inhabiting condition, post-urban and atopic, originating reticular epistemologies; and from the perspective of educational ecosystems as Capra, Latour, and Di Felice´s living and cognitive systems, where different ecologies connect in addition to human ones.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação digital-
Palavras-chave: dc.subjectHibridismo-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistemas-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectDigital transformation-
Palavras-chave: dc.subjectHybridism-
Palavras-chave: dc.subjectMultimodality-
Palavras-chave: dc.subjectEcosystems-
Palavras-chave: dc.subjectInovation-
Título: dc.titleEducação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação-
Título: dc.titleEducation and digital transformation: the habit of teaching and learning, reticular epistemologies and innovation ecosystems-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.