Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves-Brito, Alan | - |
Autor(es): dc.contributor | Vaz, Cristiano Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Helena Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Juliana Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lehmkuhl, Luana de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maicon Pierre da | - |
Autor(es): dc.contributor | Kubeo, Raquel (Raquel de Cassia Rodrigues Ramos) | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Tanara Forte | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Wagner Machado da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Douglas Roehrs dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/294526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/294526 | - |
Descrição: dc.description | Baobá: inspirações para o enraizamento de políticas afirmativas em Programas de Pós-graduação apresenta: Ações afirmativas no PPGEdu da UFRGS. Minidocumentário sobre sujeitos de direito ( alunos e professores) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos programas pioneiros desta instituição de ensino superior com cotas para pessoas pretas ou pardas; indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência, surdas, travestis e transexuais; refugiadas ou com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social. Este material audiovisual, com legenda, Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição, é parte integrante da pesquisa de pós-doutorado intitulada “Ações afirmativas e forjas pedagógicas: Desafios e conquistas dos discentes e docentes cotistas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS (2017-2024), sob responsabilidade do pesquisador Wagner Machado, supervisionado pelo professor Alan Brito e autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 85859825.4.0000.5347. Dados do minidocumentário: - Direção: Wagner Machado e Douglas Roehrs; - Realização: Projeto "Baobá: inspirações para o enraizamento de políticas afirmativas em Programas de Pós-graduação; - Entrevistados: Alan Brito, Cristiano Vaz, Helena Meireles, Juliana Vargas, Luana Lehmkuhl, Maicon Pierre Da Silva, Raquel Kubeo e Tanara Furtado. | - |
Descrição: dc.description | Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). | - |
Descrição: dc.description | Vídeo | - |
Descrição: dc.description | O vídeo pode ser como estímulo para graduados que pretendem fazer pós-graduação, pois o conteúdo faz um resgate histórico da presença desses sujeitos em um dos programas pioneiros da universidade com cotas para: pessoas pretas ou pardas; indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência; surdas, travestis e transexuais; refugiados ou pessoas com visto humanitário; e migrantes em condições de vulnerabilidade social. | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Formato: dc.format | 06:59 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | FACED - Faculdade de Educação da UFRGS | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | PPGEdu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFRGS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas | - |
Título: dc.title | Ações afirmativas no PPGEdu da UFRGS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: