Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Mozara Mignoni | - |
Autor(es): dc.creator | Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-29T10:44:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-29T10:44:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/291617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/291617 | - |
Descrição: dc.description | Este material caracteriza-se como produto técnico vinculado aos resultados encontrados em pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de material didático e instrucional (cards educacionais) que aborda o tema da comunicação interprofissional na perspectiva da educação e do trabalho em equipe. Público-alvo: Profissionais da saúde. Gestores da saúde. Estudantes (graduação e residência). Propõe a metodologia da problematização em saúde, relacionando a prática comunicativa no cotidiano do trabalho em equipe, com a educação baseada no diálogo interprofissional. Tem como objetivos: apoiar e dar suporte às atividades de educação permanente em saúde; estimular a problematização em saúde e a reflexão sobre os problemas encontrados no cotidiano do trabalho, relativos à prática comunicativa interprofissional; potencializar a compreensão do diálogo como elemento essencial para processos de trabalho em equipe efetivamente integrados. O tempo necessário para completá-lo é de cerca de uma (1) hora e trinta (30) minutos. | - |
Descrição: dc.description | Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | - |
Descrição: dc.description | Materiais de cursos e disciplinas | - |
Descrição: dc.description | 1. Membros de uma equipe de trabalho em saúde deverão se organizar em pequenos grupos. Cada grupo pode trabalhar com um dos quatro cards educacionais. O material deve ser lido e discutido pelos membros do grupo, fazendo aproximações/problematização com o processo de trabalho vivenciado. 2. Após este momento, haverá, de forma coletiva, o compartilhamento da síntese do que foi discutido em cada um dos grupos, buscando o entendimento da temática abordada. 3. Ao final, a equipe deve firmar pactuações que promovam a mudança de atitudes no trabalho em relação aos temas abordados, assim como o fortalecimento das relações interprofissionais e do agir comunicativo. Atenção: As equipes podem alterar a forma de organização da atividade, conforme o tempo disponível, número de participantes ou de acordo com o seu perfil de trabalho. Os cards não possuem uma sequência, podendo ser utilizados individualmente. | - |
Descrição: dc.description | 1 ed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho em equipe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agir comunicativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da saúde | - |
Título: dc.title | Dialoga saúde: prática comunicativa interprofissional no trabalho em equipe: cards educacionais para despertar o agir comunicativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: