Dialoga saúde: prática comunicativa interprofissional no trabalho em equipe: cards educacionais para despertar o agir comunicativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Mozara Mignoni-
Autor(es): dc.creatorToassi, Ramona Fernanda Ceriotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-29T10:44:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-29T10:44:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10183/291617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10183/291617-
Descrição: dc.descriptionEste material caracteriza-se como produto técnico vinculado aos resultados encontrados em pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de material didático e instrucional (cards educacionais) que aborda o tema da comunicação interprofissional na perspectiva da educação e do trabalho em equipe. Público-alvo: Profissionais da saúde. Gestores da saúde. Estudantes (graduação e residência). Propõe a metodologia da problematização em saúde, relacionando a prática comunicativa no cotidiano do trabalho em equipe, com a educação baseada no diálogo interprofissional. Tem como objetivos: apoiar e dar suporte às atividades de educação permanente em saúde; estimular a problematização em saúde e a reflexão sobre os problemas encontrados no cotidiano do trabalho, relativos à prática comunicativa interprofissional; potencializar a compreensão do diálogo como elemento essencial para processos de trabalho em equipe efetivamente integrados. O tempo necessário para completá-lo é de cerca de uma (1) hora e trinta (30) minutos.-
Descrição: dc.descriptionEstes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.-
Descrição: dc.descriptionMateriais de cursos e disciplinas-
Descrição: dc.description1. Membros de uma equipe de trabalho em saúde deverão se organizar em pequenos grupos. Cada grupo pode trabalhar com um dos quatro cards educacionais. O material deve ser lido e discutido pelos membros do grupo, fazendo aproximações/problematização com o processo de trabalho vivenciado. 2. Após este momento, haverá, de forma coletiva, o compartilhamento da síntese do que foi discutido em cada um dos grupos, buscando o entendimento da temática abordada. 3. Ao final, a equipe deve firmar pactuações que promovam a mudança de atitudes no trabalho em relação aos temas abordados, assim como o fortalecimento das relações interprofissionais e do agir comunicativo. Atenção: As equipes podem alterar a forma de organização da atividade, conforme o tempo disponível, número de participantes ou de acordo com o seu perfil de trabalho. Os cards não possuem uma sequência, podendo ser utilizados individualmente.-
Descrição: dc.description1 ed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em equipe-
Palavras-chave: dc.subjectAgir comunicativo-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da saúde-
Título: dc.titleDialoga saúde: prática comunicativa interprofissional no trabalho em equipe: cards educacionais para despertar o agir comunicativo-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - LUME UFRGS

Não existem arquivos associados a este item.