Trajetórias de aprendizagem conceitual com ferramentas Google: uma abordagem situada visando à literacia digital: curso de formação continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLoiola, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas-
Autor(es): dc.creatorGomes, Raquel Salcedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-20T14:35:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-20T14:35:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10183/285121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10183/285121-
Descrição: dc.descriptionO presente material didático digital foi desenvolvido no âmbito do curso de extensão “Trajetórias conceituais de aprendizagem com ferramentas Google”, ofertado pelo PPGIE/CINTED no ano de 2023 para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como formação docente continuada. O objetivo geral do curso foi discutir processos mentais necessários ao desenvolvimento da leitura e da aprendizagem, da prática docente e de como usar ferramentas Google para construir boas trajetórias de aprendizagem. O curso foi planejado em uma perspectiva de educação de qualidade em que o desenvolvimento da leitura e da escrita atuassem como suporte para o desenvolvimento integral do estudante. O material divide-se em três textos, os quais contemplam três aulas distintas do curso, quais sejam: Aula 1 - Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digital; Aula 2 - Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológica; Aula 3 - O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionEste arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.-
Descrição: dc.descriptionMateriais de cursos e disciplinas-
Descrição: dc.descriptionMaterial para ser utilizado na formação de pedagogos para literacia digital nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito da alfabetização científico-tecnológica de seus pequenos estudantes em escolarização inicial.-
Descrição: dc.description1. ed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científico-tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas Google-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística, Letras e Artes-
Título: dc.titleTrajetórias de aprendizagem conceitual com ferramentas Google: uma abordagem situada visando à literacia digital: curso de formação continuada-
Título: dc.titleAula 1: Língua, leitura, escrita e a construção do conhecimento: o cérebro e o mundo digital-
Título: dc.titleAula 2: Google e conhecimento: uma relação que demanda alfabetização científico-tecnológica-
Título: dc.titleAula 3: O uso dos produtos Google para desenvolvimento de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - LUME UFRGS

Não existem arquivos associados a este item.