Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pithan, Flávia Ataide | - |
Autor(es): dc.contributor | Toaldo, Mariângela Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Alice Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Pegoraro, Michele Pimentel | - |
Autor(es): dc.creator | Viegas, Natália Gollin | - |
Autor(es): dc.creator | Manchesky, Pâmela da Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Schmidt, Carolina Metz | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Isadora Silva da | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, João Donadio | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Nicole de Andrades e | - |
Autor(es): dc.creator | Prestes, Rafaela Felix | - |
Autor(es): dc.creator | Brasil, Amanda Maeski | - |
Autor(es): dc.creator | Schramm, Isadora Moreira da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ramires, Júlia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Pfeiff, Lucas Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Nicolini, Sophia Gauer | - |
Autor(es): dc.creator | Schneiders, Júlia Hoffmeister | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Júlia Freitas dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Luize Figueiró | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Mariana Guimaraes | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Nicolle Lorenzi | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Shayane Schineider da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-12T10:43:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-12T10:43:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/275511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/275511 | - |
Descrição: dc.description | Em 2023/01, realizou-se a primeira atividade curricular com carga horária de extensão (CHE) obrigatória e específica do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se do Projeto Integrador I, que compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: "Direção de Arte" e "Persuasão e Ética no Consumo", ministradas pelas Profas. Flavia A. Pithan e Mariângela M. Toaldo, respectivamente. O projeto objetiva o desenvolvimento de produtos da comunicação persuasiva e educativa a partir de problemáticas identificadas em ambientes de consumo junto à comunidade, a fim de promover a educação para o consumo. A carga horária é de 120h, sendo 90h de CHE. Na primeira edição do Projeto, os(as) discentes do segundo semestre do Curso de PP trabalharam com alunos do 6º ano da Escola Estadual Anne Frank sob a orientação das Professoras. As atividades envolveram pesquisas teóricas e em ambientes de consumo; dinâmicas e discussões coletivas com os alunos, tendo como resultado final a produção de uma Cartilha e a criação de um Mascote, que recebeu o nome de Comprito — este de autoria do discente Lucas Pfeiff. O propósito foi elaborar um material educativo sobre práticas e relações de consumo que fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes em espaços físicos e digitais, permeados por marcas, produtos, promoções, tiktokers, youtubers, games, séries e filmes. Os objetivos de aprendizagem são: oferecer orientações para que crianças e adolescentes exerçam atividades de consumo mais conscientes; identifiquem formas de comunicação persuasiva; compreendam como a publicidade se mescla a outros conteúdos para estimular o consumo de maneira indireta; analisem conteúdos persuasivos, produtos, serviços e marcas de forma crítica e façam escolhas responsáveis. O tempo para a leitura e as diversas atividades que podem ser feitas com a cartilha dependem do uso que será feito dela em meio aos demais trabalhos da Escola junto aos alunos. Este recurso educacional também está disponível em https://heyzine.com/flip-book/9dcfd5457d.html#page/6. | - |
Descrição: dc.description | Este arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | - |
Descrição: dc.description | Materiais de cursos e disciplinas | - |
Descrição: dc.description | A cartilha pode ser usada em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, com crianças a partir dos 7 anos até jovens de 16 anos, como material de leitura em bibliotecas e salas de aula, recurso para ensino da língua portuguesa, alfabetização midiática e publicitária, entre outras finalidades. Pode também ser utilizada em bibliotecas e repositórios de Universidades para exemplificar materiais que podem ser criados e utilizados em atividades de literacia publicitária e do consumo. | - |
Descrição: dc.description | 1. ed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais e aplicadas | - |
Título: dc.title | Manual de sobrevivência ao consumo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: