Manual de sobrevivência ao consumo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPithan, Flávia Ataide-
Autor(es): dc.contributorToaldo, Mariângela Machado-
Autor(es): dc.creatorMarques, Alice Rosa-
Autor(es): dc.creatorPegoraro, Michele Pimentel-
Autor(es): dc.creatorViegas, Natália Gollin-
Autor(es): dc.creatorManchesky, Pâmela da Luz-
Autor(es): dc.creatorSchmidt, Carolina Metz-
Autor(es): dc.creatorSilva, Isadora Silva da-
Autor(es): dc.creatorFerreira, João Donadio-
Autor(es): dc.creatorBatista, Nicole de Andrades e-
Autor(es): dc.creatorPrestes, Rafaela Felix-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Amanda Maeski-
Autor(es): dc.creatorSchramm, Isadora Moreira da Silva-
Autor(es): dc.creatorRamires, Júlia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorPfeiff, Lucas Fernandes-
Autor(es): dc.creatorNicolini, Sophia Gauer-
Autor(es): dc.creatorSchneiders, Júlia Hoffmeister-
Autor(es): dc.creatorSantos, Júlia Freitas dos-
Autor(es): dc.creatorRamos, Luize Figueiró-
Autor(es): dc.creatorMarques, Mariana Guimaraes-
Autor(es): dc.creatorMorais, Nicolle Lorenzi-
Autor(es): dc.creatorRosa, Shayane Schineider da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-12T10:43:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-12T10:43:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10183/275511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10183/275511-
Descrição: dc.descriptionEm 2023/01, realizou-se a primeira atividade curricular com carga horária de extensão (CHE) obrigatória e específica do curso de Publicidade e Propaganda. Trata-se do Projeto Integrador I, que compreende a integração de conhecimentos teóricos e práticos de duas disciplinas: "Direção de Arte" e "Persuasão e Ética no Consumo", ministradas pelas Profas. Flavia A. Pithan e Mariângela M. Toaldo, respectivamente. O projeto objetiva o desenvolvimento de produtos da comunicação persuasiva e educativa a partir de problemáticas identificadas em ambientes de consumo junto à comunidade, a fim de promover a educação para o consumo. A carga horária é de 120h, sendo 90h de CHE. Na primeira edição do Projeto, os(as) discentes do segundo semestre do Curso de PP trabalharam com alunos do 6º ano da Escola Estadual Anne Frank sob a orientação das Professoras. As atividades envolveram pesquisas teóricas e em ambientes de consumo; dinâmicas e discussões coletivas com os alunos, tendo como resultado final a produção de uma Cartilha e a criação de um Mascote, que recebeu o nome de Comprito — este de autoria do discente Lucas Pfeiff. O propósito foi elaborar um material educativo sobre práticas e relações de consumo que fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes em espaços físicos e digitais, permeados por marcas, produtos, promoções, tiktokers, youtubers, games, séries e filmes. Os objetivos de aprendizagem são: oferecer orientações para que crianças e adolescentes exerçam atividades de consumo mais conscientes; identifiquem formas de comunicação persuasiva; compreendam como a publicidade se mescla a outros conteúdos para estimular o consumo de maneira indireta; analisem conteúdos persuasivos, produtos, serviços e marcas de forma crítica e façam escolhas responsáveis. O tempo para a leitura e as diversas atividades que podem ser feitas com a cartilha dependem do uso que será feito dela em meio aos demais trabalhos da Escola junto aos alunos. Este recurso educacional também está disponível em https://heyzine.com/flip-book/9dcfd5457d.html#page/6.-
Descrição: dc.descriptionEste arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.-
Descrição: dc.descriptionMateriais de cursos e disciplinas-
Descrição: dc.descriptionA cartilha pode ser usada em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, com crianças a partir dos 7 anos até jovens de 16 anos, como material de leitura em bibliotecas e salas de aula, recurso para ensino da língua portuguesa, alfabetização midiática e publicitária, entre outras finalidades. Pode também ser utilizada em bibliotecas e repositórios de Universidades para exemplificar materiais que podem ser criados e utilizados em atividades de literacia publicitária e do consumo.-
Descrição: dc.description1. ed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)-
Palavras-chave: dc.subjectCartilha-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais e aplicadas-
Título: dc.titleManual de sobrevivência ao consumo-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - LUME UFRGS

Não existem arquivos associados a este item.