Série bebês & tecnologias: 3a temporada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChula, Dominique Christo-
Autor(es): dc.creatorMarques, Fernanda Martins-
Autor(es): dc.creatorSehaparini, Indianara-
Autor(es): dc.creatorColognese, Sofia Sebben-
Autor(es): dc.creatorRosmann, Natália Fraporti-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Maíra Lopes-
Autor(es): dc.creatorPedrotti, Bruna Gabriella-
Autor(es): dc.creatorVescovi, Gabriela-
Autor(es): dc.creatorFrizzo, Giana Bitencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T20:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T20:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10183/272311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10183/272311-
Descrição: dc.descriptionEsta terceira temporada da Série Bebês & Tecnologias, apresentada pelo Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças - NUFABE - do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é composta por 6 episódios e foi produzida em 2023. Os episódios trazem dados de artigos desenvolvidos pelo NUFABE sobre o uso de telas das famílias, e, principalmente, das crianças menores de 5 anos, trazendo dicas e recomendações para um uso saudável dessas tecnologias. No décimo terceiro episódio, são discutidos os resultados do artigo “Digital media use interactions between mother and child: differences in infants’ early years” tendo como foco os momentos de uso das telas nas diferentes idades a partir dos resultados de entrevistas com 435 mães de crianças de até 3 anos. No décimo quarto episódio, são discutidos os resultados do artigo “Digital media use interactions between mother and child: differences in infants’ early years” tendo como foco a forma como as telas são usadas nas diferentes idades, ou seja, se esse uso é mediado por adultos ou não, como as crianças reagem quando a mãe está usando as telas e como as famílias percebem o impacto das telas no convívio familiar, entre outras questões. No décimo quinto episódio da série, são apresentados os resultados do artigo “Infants’ and toodlers’ digital media use and mothers’ mental health: a comparative study before and during the Covid-19 pandemic. Neste vídeo é apresentado como a pandemia de Covid-19 modificou o uso de telas em famílias com crianças de até três anos de idade. O objetivo do décimo sexto episódio da série é discutir sobre os possíveis impactos do uso das telas na habilidade de atenção das crianças. Isso é feito a partir dos resultados de uma pesquisa que investigou o uso de telas de crianças canadenses de 3 anos de idade e os sintomas de desatenção de forma longitudinal. O artigo é intitulado: “Prospective associations between child screen time and parenting stress and later inattention symptoms in preschoolers during the Covid-19 pandemic”. Esse episódio tem uma versão em inglês. O décimo sétimo episódio tem como objetivo discutir sobre se o uso de telas influencia no desenvolvimento cognitivo das crianças. O episódio tem como base uma pesquisa sobre a relação entre o uso das telas, a saúde mental materna e o desenvolvimento cognitivo das crianças realizada com 212 mães brasileiras de crianças de até 3 anos de idade. A pesquisa faz parte da tese de doutorado da Gabriela Pedrotti intitulada “O uso de mídias digitais por bebês e crianças de 0 a 36 meses”.-
Descrição: dc.descriptionVÍDEO: Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). PDF: Este arquivo não pode ser editado, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.-
Descrição: dc.descriptionAnimação-
Descrição: dc.descriptionVídeo-
Descrição: dc.descriptionEsses vídeos podem ser assistidos individualmente com áudio, a fim de se obter informações sobre o tema. Pode ser usado por profissionais da saúde e educação, famílias, cuidadores de crianças e público em geral, a fim de obter informações sobre como melhor utilizar as telas com as crianças.-
Descrição: dc.description1. ed.-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.format03:11; 03:28; 02:26; 02:51; 03:00; 03:46-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherPrograma de Bolsas BIPOP - Bolsa de Iniciação à Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ/UFRGS)-
Direitos: dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)-
Palavras-chave: dc.subjectTelas-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectBebês-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphone-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação a pais-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção-
Palavras-chave: dc.subjectCiências humanas-
Título: dc.titleSérie bebês & tecnologias: 3a temporada-
Título: dc.titleSérie bebês e tecnologias: terceira temporada-
Título: dc.titleEpisódio 13. Quando as telas são usadas em diferentes idades?-
Título: dc.titleEpisódio 14. Como as telas são usadas em diferentes idades?-
Título: dc.titleEpisódio 15. Comparativo antes e durante a pandemia-
Título: dc.titleEpisódio 16. Uso de telas e atenção das crianças-
Título: dc.titleEpisódio 17. Uso de telas e desenvolvimento cognitivo-
Título: dc.titleEpisode 2. Screen Usage and Children's Attention-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - LUME UFRGS

Não existem arquivos associados a este item.