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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Gualda Dantas, Fernando Augusto Marinho de França | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T20:50:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T20:50:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/266395 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/266395 | - |
Descrição: dc.description | Tuning Master 1.0 é uma interface de síntese sonora com aplicação musical que possibilita utilizar diferentes sistemas de afinação (e temperamentos) para audição de excertos com afinações distintas. Pode ser utilizada para desenvolver a percepção de intervalos musicais assim como para criar novos exemplos sonoros para objetos de aprendizagem. Nos últimos 2500 anos, diversos sistemas históricos de afinação têm sido utilizados na execução musical com instrumentos de afinação fixa. O sistema de "temperamento igual" (divisão da oitava em 12 intervalos idênticos), embora matematicamente conhecido desde o século XVI na China e na Europa, e demonstrado com aproximações (que ainda não utilizavam logaritmos) no "Traité de l'harmonie universelle" (Mersenne 1636) para uso no cálculo da distância entre os trastes no alaúde, somente foi empregado de maneira aproximada em pianos possivelmente no início do século XX, tendo seu uso amplamente disseminado apenas a partir da popularização dos sintetizadores digitais na década de 1970. No entanto, quando a afinação não é fixa (e.g. canto, instrumentos de corda sem trastes, instrumentos de sopro), evidência científica demonstra tendência de aproximação à afinação justa quando há intervalos harmônicos e à afinação pitagórica quando há intervalos melódicos. A diferença entre um mesmo intervalo musical nesses dois contextos (melódico ou harmônico) pode atingir uma coma sintônica (21.51 cents). O uso de um intervalo mais adequado ao contexto melódico no contexto harmônico (e vice-versa), pode promover uma percepção de dissonância associada à sensação de desconforto geralmente descrita como "desafinação". O sistema de temperamento igual possibilita um equilíbrio pois desafina igualmente todos os intervalos, sendo apenas o intervalo de oitava justa perfeitamente afinado. Durante a Idade Média, há registro de utilização do sistema Pitagórico e de suas variações (e.g. Boulliau 1373 e Grammateus 1518) que propiciam a afinação da quinta justa com máxima perfeição em detrimento dos intervalos considerados "consonâncias imperfeitas" (terças e sextas). A partir do período do Renascimento, houve uma mudança estética que valorizou a afinação das terças e sextas em detrimento das quintas justas o que fomentou a adoção dos temperamentos mesotônicos (e.g. Pietro Aaron 1523 e Gottfried Keller 1707). Dada a necessidade de modulações, a partir do século XVII foram desenvolvidos sistemas de afinação "bem temperados" (e.g. Valloti 1791). Polímatas, matemáticos, astrônomos e filósofos dos séculos XVII ao XIX contribuíram com propostas de sistemas de afinação, dentre eles: Christiaan Huygens (1661), Jean-Le Rond D'Alembert (1752), Jean-Jacques Rousseau (1768), Thomas Young (1799) e Augustus de Morgan (1858). Visando permitir a audição de melodias nesses diferentes sistemas de afinação, o recurso educacional Tuning Master 1.0 gera exemplos sonoros de uma mesma melodia, intervalo ou progressão harmônica utilizando diferentes sistemas históricos de afinação (também chamados temperamentos), podendo centralizar o sistema de afinação em qualquer das notas da escala, além de possibilitar a escolha do padrão de afinação da nota lá, assim como o cálculo de "high sharp" (desvio de afinação constante em cada oitava) a partir de melodias preferidas pelo usuário. | - |
Descrição: dc.description | APLICATIVO: Descompacte o arquivo “TuningMaster.zip” na pasta (diretório) de sua preferência. Em ambiente MacOS, inicie o applicativo Terminal (interface de linha de comandos). Em modo de linha de comando, encontre a pasta na qual o arquivo foi descompactado (cd ./CaminhoParaPastaNaQualFoiDescompactado). Para executar o app basta incluir como parâmetro o nome do arquivo MIDI a ser analisado e convertido (./TuningMaster NomeDoArquivo.TXT ou ./TuningMaster ./CaminhoParaPasta/NomeDoArquivo.TXT). Os arquivos WAV serão gerados na mesma pasta em que o app estiver salvo. Caso nenhum arquivo TXT seja indicado, o app informa todos os parâmetros que são permitidos. PDF: Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | - |
Descrição: dc.description | Aplicativo | - |
Descrição: dc.description | Áudio | - |
Descrição: dc.description | Tuning Master 1.0 gera arquivos WAV contendo melodias com diferentes sistemas históricos de afinação (temperamentos musicais) e pode ser executado em ambiente MacOS a partir do Terminal. Recebe como parâmetro o nome do arquivo texto (.TXT) contendo uma lista de três dados numéricos separados por espaços: tempo inicial da nota (em milissegundos), nota musical (em valores MIDI), duração da nota (em milissegundos). Caso haja apenas valores positivos de notas musicais, será gerado um arquivo mono (mesmo áudio em ambos os canais). Caso haja ao menos um valor negativo em alguma nota musical, será gerado áudio estereofônico (stereo), no qual os valores negativos serão apresentados no canal direito, e os valores positivos no canal esquerdo. Tuning Master 1.0 recebe ainda como parâmetros: afinação padrão do Lá diapasão (assume 440 Hz); nota de referência para início do sistema de afinação (assume C); divergência de afinação proporcional a cada oitava "high sharp" de -6 a +6 cents por oitava (assume 0 cents, o que equivale a oitavas precisamente justas); o sistema de afinação ou temperamento dentre Temperamento Igual (padrão), Afinação Justa (J), Sistema Pitagórico e suas modificações medievais (P, P1, P2), Temperamentos Mesotônicos (M, M1, M2) e Bem Temperados (W, W1, W2). A interface de síntese permite acelerar ou prolongar em até 8 vezes o tempo original (1/2, 1/3, 1/8, 2/1, 3/1, 8/1, etc). No arquivo texto contendo notas musicais, como as alturas podem ser definidas tanto por cents quanto por notas MIDI, o usuário pode fixar a afinação de exemplos ao listar valores em cents de modo independente das notas que serão afinadas de acordo com o sistema de afinação selecionado pelo usuário. Por exemplo, no sistema MIDI o dó central tem valor 60, e o lá utilizado para referência de afinação (diapasão) tem valor 69. Ao listar os valores 60 e 69, ambas as alturas serão definidas pelo sistema de afinação escolhido. Ao listar valores em cents, e.g. 6000, ou 6900, essas alturas serão fixadas e, nesse caso específico, produzirão um intervalo de sexta maior em temperamento igual, independentemente da escolha do sistema de afinação que será aplicado às outras notas listadas em valores de notas MIDI (valores de 0 a 127). A definição do diapasão ("pitch standard") é utilizada para transformar a escala em cents (logarítmica, representando proporções) em frequências em Hz (linear, representando ciclos por segundo). A nota lá (69) será sempre afinada de acordo com o diapasão definido pelo usuário (e.g. 392 Hz, 415 Hz, 441 Hz), sendo todas as outras alturas definidas a partir dela. Os valores de notas, cents, Hz e comprimento de onda (em número de "samples") são apresentados em tela ao fim durante a execução, possibilitando o entendimento de como a interferência ("batimentos") podem contribuir para a sensação de desafinação assim como relações intervalares nos contextos melódico e harmônico. | - |
Descrição: dc.description | Versão 1.0 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sintetizador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melodia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afinação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperamentos históricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística, letras e artes | - |
Título: dc.title | Tuning Master: interface para síntese melódica em afinações históricas e para estudo de intervalos musicais | - |
Título: dc.title | Tuning Master: interface for melodic synthesis in historical tunings and for learning harmonic intervals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
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