Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Mára Lúcia Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Dela Valle, Filipe dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Bagatini, Helena Schröer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T20:49:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T20:49:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/248513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/248513 | - |
Descrição: dc.description | Os estudos introdutórios à Psicologia Social envolvem a apropriação inicial dos paradigmas em que se baseiam as teorias da área, para, após, aplicá-los na análise de temas contemporâneos, como direitos humanos; gênero e sexualidade; questões étnico-raciais; infância, juventude e envelhecimento; tecnologias e sua relação com a subjetividade, conforme as especificidades da turma atendida. Nas aulas presenciais, esses temas normalmente são abordados através de seminários, organizados pelos alunos, e complementados com debates e atividades em aula. Para que os alunos tenham acesso aos conceitos fundamentais de cada tema, foram elaborados vídeos sobre esses temas, contendo uma apresentação teórica inicial, complementadas por indicações de leituras e questões para aprofundamento. Entrevistas com especialistas ou pesquisadores das áreas de infância e juventude e questões étnico-raciais complementam e auxiliam nos estudos sobre esses temas. O objetivo é permitir que, a partir dos conceitos básicos, os alunos se apropriem das questões levantadas e sejam incentivados a pesquisar e aprofundar as discussões sobre os temas abordados. | - |
Descrição: dc.description | Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg, mp4 e m4v). | - |
Descrição: dc.description | Vídeo | - |
Descrição: dc.description | A proposta baseia-se na inclusão de recursos multimídia no ensino, permitindo que os alunos se apropriem dos temas antecipadamente às aulas, pesquisem e ampliem a abordagem sobre as questões levantadas nos vídeos e compartilhem com os colegas, seja presencialmente ou através de recursos de um ambiente virtual de aprendizagem. As entrevistas podem ser utilizadas como complemento aos vídeos, trazendo o olhar dos pesquisadores e especialistas em algumas das áreas, permitindo estabelecer relações com a sociedade. Os vídeos, acessíveis também à comunidade externa, podem ser utilizados como recurso em cursos de outras instituições. Apesar de haver uma ordem sugerida para acompanhar os vídeos, eles são independentes e têm conteúdos autocontidos. | - |
Descrição: dc.description | 1. versão | - |
Formato: dc.format | video/mp4 | - |
Formato: dc.format | 15:19; 21:40; 22:10; 13:44; 18:48; 11:52; 14:39; 23:53; 22:25; 23:26 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | SEAD - Secretaria de Educação a Distância - Edital EaD 28 | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas contemporâneos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero e sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências humanas | - |
Título: dc.title | Temas contemporâneos em Psicologia Social | - |
Título: dc.title | Direitos humanos | - |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais | - |
Título: dc.title | Gênero e sexualidade | - |
Título: dc.title | Infância e juventude | - |
Título: dc.title | Envelhecimento | - |
Título: dc.title | Tecnologias e subjetividade | - |
Título: dc.title | Infância e juventude: entrevistada: Giana Bitencourt Frizzo | - |
Título: dc.title | Entrevistada: Aline Kelly da Silva: infância e juventude | - |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais: entrevistada: Luciana Rodrigues | - |
Título: dc.title | Relações étnico-raciais: entrevistado Júnior Nascimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: