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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Raupp, Daniele Trajano | - |
Autor(es): dc.creator | Rockenbach, Lara Colvero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-08T11:22:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-08T11:22:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/239966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/239966 | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos o produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta de ensino utiliza a temática plantas medicinais uma vez que há uma estreita relação e plantas medicinais e a estereoquímica, visto que inúmeras plantas medicinais contêm compostos químicos que apresentam quiralidade ou diastereoisomeria e, portanto, são compreendidas por meio da perspectiva da estereoquímica. Alicerçado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o produto educacional foi estruturado no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS). Uma UEPS objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica e dos exercícios tradicionais que são frequentemente resolvidos sem um entendimento mais profundo, promovendo situações que utilizam os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos.A justificativa para desenvolver um produto educacional na área de química orgânica, para o ensino de estereoisomeria, deve-se ao fato de a estereoquímica ser apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica. Assim, espera-se que o uso de uma abordagem contextualizada, aliada a uma estratégia de aprendizagem significativa além de contribuir para a aprendizagem dos conceitos cinetíficos de estereoquímica, possa fomentar a compreensão das conexões entre a sociedade e a ciência, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado significativo. | - |
Descrição: dc.description | Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado.Este formato permite que sejam feitas edições - como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários - caso o autor permita. Estes arquivos podem ser visualizados no Adobe Acrobat reader ou no navegador da web. Versão do PDF: 1.5 (Acrobat 6.x). | - |
Descrição: dc.description | Materiais de cursos e disciplinas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://lume.ufrgs.br/handle/10183/218057 | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereoisomeria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências exatas e da terra | - |
Título: dc.title | Estereoquímica em plantas medicinais: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino presencial ou remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
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