Estereoquímica em plantas medicinais: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino presencial ou remoto

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Autor(es): dc.contributorRaupp, Daniele Trajano-
Autor(es): dc.creatorRockenbach, Lara Colvero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-08T11:22:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-08T11:22:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10183/239966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10183/239966-
Descrição: dc.descriptionApresentamos o produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI-UFRGS, linha de pesquisa Química da vida. A proposta de ensino utiliza a temática plantas medicinais uma vez que há uma estreita relação e plantas medicinais e a estereoquímica, visto que inúmeras plantas medicinais contêm compostos químicos que apresentam quiralidade ou diastereoisomeria e, portanto, são compreendidas por meio da perspectiva da estereoquímica. Alicerçado na Teoria da Aprendizagem Significativa, o produto educacional foi estruturado no formato de uma sequência didática, denominada Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS). Uma UEPS objetiva superar a forte dependência da memorização mecânica e dos exercícios tradicionais que são frequentemente resolvidos sem um entendimento mais profundo, promovendo situações que utilizam os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para o ensino de conceitos científicos.A justificativa para desenvolver um produto educacional na área de química orgânica, para o ensino de estereoisomeria, deve-se ao fato de a estereoquímica ser apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica. Assim, espera-se que o uso de uma abordagem contextualizada, aliada a uma estratégia de aprendizagem significativa além de contribuir para a aprendizagem dos conceitos cinetíficos de estereoquímica, possa fomentar a compreensão das conexões entre a sociedade e a ciência, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado significativo.-
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Descrição: dc.descriptionMateriais de cursos e disciplinas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationhttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/218057-
Direitos: dc.rightsOpen Access (by-nc-sa)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstereoisomeria-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectCiências exatas e da terra-
Título: dc.titleEstereoquímica em plantas medicinais: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino presencial ou remoto-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - LUME UFRGS

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