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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Amorim, Daniela Roseli de | - |
Autor(es): dc.contributor | Wagner, Fernanda Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Fritsch, Gustavo Orlandini | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Matheus Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Warmling, Cristine Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Roberta Alvarenga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/144287 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/144287 | - |
Descrição: dc.description | Esse objeto virtual de aprendizagem propõe exercícios analíticos e de tomadas de decisões em situações das práticas de saúde a partir de conteúdos da ética e do campo da bioética. Justifica-se por proporcionar a problematização da ética contemporânea envolvendo as políticas e práticas profissionais no campo da saúde. As exigências das fronteiras do humano hoje pressupõem um humanismo no sentido da solidariedade e da tolerância e não das formas humanas piedosas de cuidar dos outros (Lancetti,2009). Promove um agir em competência que pretende superar práticas e políticas reducionistas ou que se atenham apenas aos aspectos tecnocientíficos em detrimento ao desenvolvimento do vínculo com o usuário. Vínculo entendido aqui como uma capacidade empática, afetiva e de respeito ao outro e principalmente como um direito do outro na perspectiva da condição humana descrita em Arendt (2007). | - |
Descrição: dc.description | Este recurso foi feito com o HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla. | - |
Descrição: dc.description | Site | - |
Descrição: dc.description | O objeto disponibiliza conteúdos de hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento pelo usuário. A sua organização em forma de situações reais das políticas e práticas pertinentes ao campo da saúde propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através de sua aplicação prática. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. “O hipertexto explora a complexidade em face a uma organização retórica e a um ordenamento material do saber e dos discursos. É um sistema mais fluido, mais aberto e mais dinâmico" (Clémentf, 2011). Kristeva (apud Clémentfs,2011) nos diz que o “intertexto” exige do leitor a mobilização da bagagem cultural e pretende levar, no caso de uma leitura acadêmica, a níveis de uma verdadeira hermenêutica. O uso do hipertexto na área do ensino da ética e da bioética é uma forma instrumental contemporânea de trazer sentido e legitimar a ética da mutualidade e “encontrar a cada momento o equilíbrio máximo entre o rigor teórico e a disponibilidade responsável do conceito” (Souza, 2004) | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Para acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho. | - |
Relação: dc.relation | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/analise/index.html | - |
Direitos: dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização da assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da saúde | - |
Título: dc.title | Análises de situações éticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
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