Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, André Santaló de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Iris Schäffer da | - |
Autor(es): dc.contributor | Nitzke, Julio Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Mára Lúcia Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Matheus de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrick | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernard, Elena Aida | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Vera Maria Treis | - |
Autor(es): dc.creator | Salbego, Christianne Gazzana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:00:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T17:00:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10183/127284 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10183/127284 | - |
Descrição: dc.description | Este objeto de aprendizagem corresponde a uma visão interativa do controle das atividades enzimáticas envolvidas na glicólise (processo de degradação da glicose) e na gliconeogênese (processo de síntese de glicose a partir precursores não glicídicos) no fígado. Seus objetivos são: facilitar o estudo da regulação destas metabólicas; minimizar as dificuldades de abstração do usuário, desenvolvendo animações virtuais que simulem estes processos bioquímicos e os efeitos dos seus diferentes tipos de controle. Além disto, o objeto contém questões desafiadoras, para que o usuário verifique a apropriação do conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | HTM/HTML Estes são os arquivos que definem a estrutura da aparência. Use qualquer navegador para acessá-los. Use qualquer editor de texto para editá-los. SWF Estes são arquivos gerados pelo Adobe Flash a partir de arquivos .fla, mas que não podem ser editados. Para acessá-los, vocês precisa ter o plugin shockwave instalado para o seu navegador. FLA Estes são arquivos do Adobe Flash. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo. O Adobe Flash não é um software livre, e não pode ser usado de forma gratuita. TIP/ICO Esses são arquivos de imagens de baixa resolução, normalmente utilizados como atalhos ou links. TXT Arquivo de texto. Use qualquer editor de texto para editá-lo. AS Adobe ActionScript é uma linguagem de programação da plataforma Adobe Flash. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo. O Adobe Flash não é um software livre, e não pode ser usado de forma gratuita. SWZ É uma biblioteca (Runtime Shared Libraries) para Adobe Flex. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo. | - |
Descrição: dc.description | Animação | - |
Descrição: dc.description | 1. NAVEGAÇÃO GERAL Este objeto é composto de 57 telas, divididas em 9 capítulos. Para navegar tela por tela, basta utilizar os botões de avançar ou retornar uma tela. Para ir direto para um capítulo específico, basta utilizar o menu numérico lateral , que possui a lista de capítulos. Também é possível ir para uma tela específica do capítulo pelo menu numérico inferior. 2. TELAS COM QUESTÕES Algumas telas possuem questões que podem ser respondidas pelo usuário. Estas telas são indicadas por uma imagem de um ponto de interrogação no topo. É apresentada uma questão e várias alternativas de resposta, sendo apenas uma a correta. O usuário pode escolher uma das alternativas e clicar sobre ela para descobrir se é a resposta correta ou não, e ler uma explicação de por que a alternativa escolhida estava correta ou errada. Não é feito nenhum tipo de avaliação das escolhas do usuário, podendo o mesmo explorar as diversas respostas se desejar. 3. TELAS COM IMAGENS As telas com conteúdo textual frequentemente possuem imagens ou animações para auxiliar a compreensão. Alguns textos possuem botões numéricos no meio das frases. Conforme o usuário vai lendo as frases, ele pode clicar nos botões para que a imagem se atualize a acompanhar o conteúdo do texto. Em outras telas, existirá este botão. Significa que a imagem possui uma animação. Clique sobre ele para assistir a imagem animada. Caso queira que a imagem ou animação volte ao estado que estava quando a tela foi aberta, basta clicar no botão ao lado. | - |
Descrição: dc.description | Primeira | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Formato: dc.format | 60 minutos | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Animação (Flash) Você precisa ter uma conexão com a internet e o plugin ShockWave instalado em seu computador. | - |
Relação: dc.relation | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/regulacaoglicolise/figado.swf | - |
Direitos: dc.rights | Restricted Access (by-nc-nd) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glicólise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gliconeogênese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glicocinase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glicose-6P-Fosfatase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fosfofrutocinase 1 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frutose-1,6-bifosfatase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piruvato-cinase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piruvato-carboxilase | - |
Palavras-chave: dc.subject | PEP-carboxicinase | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
Título: dc.title | Estudo interativo das regulações da glicólise e gliconeogênese hepáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - LUME UFRGS |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: