Portal do Governo Brasileiro
Inicio
Busca
Sobre o Educapes
Sobre o eduCapes
Como faço minha busca?
Como submeto meu material?
Parceiros
Contato
Fale conosco
Dúvidas frequentes
Logins
Submissões
Receber atualizações
por e-mail
Editar Conta
Menu
Inicio
Busca
Sobre o Educapes
Sobre o eduCapes
Como faço minha busca?
Como submeto meu material?
Parceiros
Contato
Fale conosco
Dúvidas frequentes
Acesso Restrito
Submissões
Receber atualizações
por e-mail
Editar Conta
Avaliação do
Você é humano?
8
5
=
Navegar por:
Assunto
Autores
Data do documento
Título
Material UAB
Periódicos
Portal eduCapes
Seta
Navegando por Autor https://orcid.org/0000-0003-3313-1472
Classificar por:
Título
Data do documento
Data de envio
Em ordem:
Ascendente
Descendente
Resultados/Página
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
95
100
Registro(s):
Todos
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
Mostrando resultados 1 a 20 de 35
Próximo »*
A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Costa, Jaqueline de Morais; https://orcid.org/0000-0003-2161-5509; http://lattes.cnpq.br/3544958278600487; Grossi, Luciane; https://orcid.org/0000-0002-1435-2643; http://lattes.cnpq.br/2216480733872700; Ciappina, Jussara Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8147-8668; http://lattes.cnpq.br/8750446667201659; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Tramontin, Luana Eveline
30-Mai-2020
★
★
★
★
★
(0)
A mediação no ensino de matemática na educação de surdos: um estudo na abordagem histórico-cultural
Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Shimazaki, Elsa Midori; https://orcid.org/0000-0002-2225-5667; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos; https://orcid.org/0000-0002-9178-7325; http://lattes.cnpq.br/0611273370317584; Sales, Elielson Ribeiro de; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; https://orcid.org/0000-0002-0432-5182; http://lattes.cnpq.br/4964620822134669
Dessbesel, Renata da Silva
16-Jun-2021
★
★
★
★
★
(0)
Alfabetização científica e tecnológica no ensino de química: uma proposta baseada em ilha interdisciplinar de racionalidade e COVID-19
Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de; https://orcid.org/0000-0002-2857-4159; http://lattes.cnpq.br/0394414374162107; Alves, João Amadeus Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1850-0260; http://lattes.cnpq.br/9309644410209595; Lorenzetti, Leonir; https://orcid.org/0000-0002-0208-2965; http://lattes.cnpq.br/3543012935264915; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Kuchla, Micheli
21-Fev-2024
★
★
★
★
★
(0)
Ambiente virtual de aprendizagem baseado em gamificação: um estudo de caso em probabilidade e estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Gois, Lourival Aparecido de; https://orcid.org/0000-0002-9435-5472; http://lattes.cnpq.br/6240013151229068; Lopes, Rui Pedro; https://orcid.org/0000-0002-9170-5078; http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9491665091281915; Barros, Rodolfo Miranda de; https://orcid.org/0000-0003-2792-4302; http://lattes.cnpq.br/5948037269019531; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374
Tenório, Marcos Mincov
30-Jan-2020
★
★
★
★
★
(0)
Análise de indicadores do perfil discente e docente para estimativas de desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Cálculo Diferencial e Integral I em escolas de engenharia no Brasil e na França
Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Mercat, Christian Joseph Antoine; https://orcid.org/0000-0002-5921-1801; https://orcid.org/0000-0002-5921-1801; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Mercat, Christian Joseph Antoine; https://orcid.org/0000-0002-5921-1801; https://orcid.org/0000-0002-5921-1801; Boava, Giuliano; https://orcid.org/0000-0003-3977-3177; http://lattes.cnpq.br/4918706756138339; Trgalova, Jana; https://orcid.org/0000-0001-7688-9254; https://orcid.org/0000-0001-7688-9254; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Zarpelon, Edinéia
7-Out-2022
★
★
★
★
★
(0)
Aprendizagem significativa em uma perspectiva crítica para o cálculo diferencial e integral: o estudo de derivadas a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Oliveira, Fabiane de; https://orcid.org/0000-0002-9187-3629; http://lattes.cnpq.br/3105033217571501; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
Brim, Juliana de Fatima Holm
21-Fev-2025
★
★
★
★
★
(0)
Articulação entre o Letramento Estatístico de Gal e a Compreensão Gráfica de Curcio para a formação de professores no âmbito da educação estatística
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Luccas, Simone; https://orcid.org/0000-0002-5435-5478; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
7-Ago-2020
★
★
★
★
★
(0)
Atividades matemáticas em cenários para investigação: contribuição para reelaboração de foregrounds
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pereira, Ana Lúcia; https://orcid.org/0000-0003-0970-260X; http://lattes.cnpq.br/4341211442617752; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Princival, Carla Juliana
6-Out-2020
★
★
★
★
★
(0)
Aulas de literatura e ilhas interdisciplinares de racionalidade: perspectiva diferenciada a partir de transposição didática e abordagem CTS: desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares
Silva, Alessandra Dutra; https://orcid.org/0000-0001-5119-3752; http://lattes.cnpq.br/6750951618583167; Miquelin, Awdry Feisser; https://orcid.org/0000-0002-7459-3780; http://lattes.cnpq.br/9516464037261848; Silva, Alessandra Dutra; https://orcid.org/0000-0001-5119-3752; http://lattes.cnpq.br/6750951618583167; Santos, Givan José Ferreira dos; https://orcid.org/0000-0003-4104-9313; http://lattes.cnpq.br/8879315784200835; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Almeida, Raquel Silvano; https://orcid.org/0000-0002-6771-5858; http://lattes.cnpq.br/0822209689535177
Benites, Fernando Bruno Antonelli Molina
27-Abr-2023
★
★
★
★
★
(0)
Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro; https://orcid.org/0000-0002-7974-180X; https://orcid.org/0000-0002-7974-180X; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; https://orcid.org/0000-0003-0504-7329; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023
Pereira, Caroline Subirá
28-Mar-2023
★
★
★
★
★
(0)
Cenários para investigação no ensino de medidas de comprimento e superfície: uma proposta colaborativa entre professor e aluno
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Ciappina, Jussara Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8147-8668; http://lattes.cnpq.br/8750446667201659; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641
Oliveira, Bianca Aparecida Holm de
3-Fev-2021
★
★
★
★
★
(0)
Compreensão leitora no processo de resolução de problemas matemáticos
Szmoski, Romeu Miqueias; https://orcid.org/0000-0002-0968-7158; http://lattes.cnpq.br/5919669935159197; Lima, Siumara Aparecida de; https://orcid.org/0000-0002-5431-3390; http://lattes.cnpq.br/8750304206034451; Goulart, Marceli Behm; https://orcid.org/0000-0001-8776-596X; http://lattes.cnpq.br/8488404481248362; Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Szmoski, Romeu Miqueias; https://orcid.org/0000-0002-0968-7158; http://lattes.cnpq.br/5919669935159197
Santana, Angela Maria
7-Ago-2020
★
★
★
★
★
(0)
Desenvolvendo a autorregulação da aprendizagem matemática por meio de ciclos de aprendizagem orientados: uma intervenção no ensino de limites no contexto do ensino superior
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos; https://orcid.org/0000-0002-3557-0463; http://lattes.cnpq.br/1115081145275971; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Resende, Luis Mauricio Martins de; https://orcid.org/0000-0003-4151-0843; http://lattes.cnpq.br/5368459603526305; Alves, Marcos Teixeira; https://orcid.org/0000-0001-7595-8940; http://lattes.cnpq.br/5135226249313330; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Silva, Francini Damiani e
5-Jan-2025
★
★
★
★
★
(0)
Design thinking no ensino de matemática: inovando metodologias na educação infantil
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; https://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Oliveira Junior, Hércules Alves de; https://orcid.org/0000-0002-1760-7621; http://lattes.cnpq.br/6668800910212964; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; https://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Zontini, Laynara dos Reis Santos; https://orcid.org/0000-0001-5850-1025; http://lattes.cnpq.br/2974114646296601; Dessbesel, Renata da Silva; https://orcid.org/0000-0002-2781-2397; http://lattes.cnpq.br/2172517835872493
Rocha, Taciane da Cunha
7-Ago-2025
★
★
★
★
★
(0)
Ensino de matemática na área ciências agrárias: contribuições de um material didático contextualizado à luz da transposição didática
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Grossi, Luciane; https://orcid.org/0000-0002-1435-2643; http://lattes.cnpq.br/2216480733872700; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Frasson, Antônio Carlos; https://orcid.org/0000-0001-7485-0284; http://lattes.cnpq.br/4888650601323596; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374
Pereira, Luciana Boemer Cesar
12-Mai-2020
★
★
★
★
★
(0)
Estratégias para iniciar o desenvolvimento do pensamento estatístico na educação infantil
Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Santos Junior, Guatacara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Bronoski, Silvia Ferreira
15-Fev-2023
★
★
★
★
★
(0)
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de; https://orcid.org/0000-0002-8619-7558; http://lattes.cnpq.br/6507718848252634; Lorenzetti, Leonir; https://orcid.org/0000-0002-0208-2965; http://lattes.cnpq.br/3543012935264915; Frasson, Antonio Carlos; https://orcid.org/0000-0001-7485-0284; http://lattes.cnpq.br/4888650601323596; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; https://orcid.org/0000-0002-0432-5182; http://lattes.cnpq.br/4964620822134669; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Ujiie, Nájela Tavares
27-Mai-2020
★
★
★
★
★
(0)
Formação continuada de professores dos anos iniciais para o ensino de ciências com enfoque cts: um olhar à luz da BNCC
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; https://orcid.org/0000-0002-0432-5182; http://lattes.cnpq.br/4964620822134669; Fabri, Fabiane; https://orcid.org/0000-0002-7280-4732; http://lattes.cnpq.br/0613039493621506; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; https://orcid.org/0000-0002-0432-5182; http://lattes.cnpq.br/4964620822134669; Crisostimo, Ana Lúcia; https://orcid.org/0000-0001-9909-9300; http://lattes.cnpq.br/8037048007322886; Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de; https://orcid.org/0000-0002-2857-4159; http://lattes.cnpq.br/0394414374162107; Fabri, Fabiane; https://orcid.org/0000-0002-7280-4732; http://lattes.cnpq.br/0613039493621506; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Kiel, Cristiane Aparecida
25-Fev-2022
★
★
★
★
★
(0)
Formação de professores para inclusão na educação básica por meio da pesquisa colaborativa
Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Shimazaki, Elsa Midori; https://orcid.org/0000-0002-2225-5667; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Noronha, Adriela Maria; https://orcid.org/0000-0001-9537-1223; http://lattes.cnpq.br/8013645507168589; Trevisan, André Luis; https://orcid.org/0000-0001-8732-1912; http://lattes.cnpq.br/3166010229447391; Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro; https://orcid.org/0000-0003-2297-890X; http://lattes.cnpq.br/3063731236262817; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728
Bueno, Alcione José Alves
13-Mar-2024
★
★
★
★
★
(0)
Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais mediado por Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel; https://orcid.org/0000-0003-3313-1472; http://lattes.cnpq.br/9560346396921728; Santos Junior, Guataçara dos; https://orcid.org/0000-0002-6234-7961; http://lattes.cnpq.br/5026078100746374; Moreira, Marco Antonio; https://orcid.org/0000-0003-2989-619X; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Brandalise, Mary Ângela Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-3674-5314; http://lattes.cnpq.br/3215978829755641; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; https://orcid.org/0000-0002-1548-5739; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390
Souza, Graziela Ferreira de
14-Mar-2022
★
★
★
★
★
(0)