ELABORAÇÃO DEUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO-SEO TEMA GERADOR FÁRMACOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrum, André Luís Silveira-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Raoni Schroeder Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-25T18:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-25T18:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
identificador: dc.identifier.otherUFRJ_PRODUTO-EDUCACIONAL_ANDREBRUM_2020_2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720528-
Resumo: dc.description.abstractNo ensino público brasileiro, repleto de contrariedades e constantemente desafiado pela realidade socioeconômica de seus alunos, é fundamental o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para a manutenção dos mesmos em sala de aula e para uma melhoria em seu desempenho escolar. Nesse contexto, a utilização de temas que façam parte do cotidiano do aluno é uma ferramenta bastante poderosa, que pode contribuir não só para um maior estimulo à aprendizagem, como também para uma melhor compreensão da relevância dos diferentes temas abordados nas disciplinas de ciências. Este produto educacional foi resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como orientador o Prof. Dr. Raoni Schroeder Borges Gonçalves, e tem como objetivo principal elucidar a importância das forças de interação intermolecular e as propriedades físico-químicas num fármaco, utilizando a temática dos fármacos. O professor atua como mediador do conhecimento, fazendo com que o aluno reconheça a química presente em seu cotidiano. E assim, o mesmo possa ser parte integrante em seu processo de ensino aprendizagem, não sendo o aluno apenas mero espectador dos assuntos tratados em sala de aula. Nesse presente trabalho, o leitor irá ter acesso a uma sequência didática que foi dividida em quatro momentos distintos, cada dupla de momentos foi preparado para duas aulas. Com o auxílio de TIC`s (Tecnologia da Informação e Comunicação), como por exemplo: data show, vídeo do youtube e acesso a QR codes através do uso do celular, o aluno têm a possibilidade de uma diversificada opção de aprendizagem. Dessa forma, temos a esperança que nosso material possa contribuir com as aulas de química, tornado-as mais atrativas ao aluno e possibilitando ao professor outras abordagens como método de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,04 MB (5.284.931 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttema geradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfármacospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectantidepressivospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímica orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFQUIpt_BR
Título: dc.titleELABORAÇÃO DEUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO-SEO TEMA GERADOR FÁRMACOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons