Análise Da Aplicação De Unidade Didática Para O Ensino De Atomística Sob A Perspectiva Do Desenho Universal Para A Aprendizagem (Dua)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Mariana Leite Cavalcanti de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-09T18:42:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-09T18:42:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719666-
Resumo: dc.description.abstractA disciplina de Química exige dos estudantes alto nível de abstração e compreensão à nível microscópico, o que torna este componente curricular complexo e dissociado da realidade do aluno. A concepção errônea de conceitos químicos iniciais torna o processo de ensino-aprendizagem ainda mais difícil ao longo dos três anos de Ensino Médio. Por isso, este trabalho propõe uma sequência didática sobre a Evolução dos Modelos Atômicos alternativa à tradicionalmente utilizada em sala de aula por seguir os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Geralmente, os fatos históricos são apresentados de forma desconexa e repletos de analogia que dificultam a compreensão real do que vem a ser um modelo científico. Os Três Princípios do DUA - representação, ação e expressão, e engajamento – foram escolhidos como suporte teórico para o desenvolvimento da sequência didática. Diversas ações educativas foram realizadas a fim de satisfazer os Pontos de Verificação apontados pelo DUA. Vale ressaltar que o DUA oferece subsídios para a inclusão de alunos com deficiência de forma efetiva, mas é uma abordagem que potencializa a aprendizagem de todos. Logo, serão beneficiados alunos com ou sem deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Além disso, em última instância, contempla-se as inteligências múltiplas dos alunos e toda a diversidade de uma sala de aula altamente heterogênea. O Produto Educacional derivado dessa proposta foi aplicado na modalidade presencial para três turmas da 1º série do Ensino Médio do Colégio X (nome fictício usado para o colégio em que o produto foi aplicado). O cenário de pós pandemia requer recuperar a defasagem na aprendizagem dos alunos assim como a retomada da rotina de estudos e o interesse por aprender.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagem (DUApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelos atômicospt_BR
Título: dc.titleAnálise Da Aplicação De Unidade Didática Para O Ensino De Atomística Sob A Perspectiva Do Desenho Universal Para A Aprendizagem (Dua)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons