Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Diego Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T19:12:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T19:12:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIEGOLOPESPEREIRAPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas instituições de ensino da Educação Básica por meio da Lei 10.639/03, posteriormente alterada pela Lei 11.645/08, são conquistas das reivindicações dos movimentos socias negros e indígenas, são produtos de um contexto de disputas de sujeitos históricos até então silenciados no ambiente escolar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana demonstram que a disciplina de História é a mais qualificada para o debate sobre a Diversidade Étnico-Racial. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho buscou discutir o ensino de História nos Anos Iniciais na temática Africana, partindo dos elementos constitutivos de seu código disciplinar, dentro desta perspectiva, procuramos analisar os reflexos das políticas públicas direcionadas a prática docente e a construção do currículo, desta forma, compreender como esses elementos são determinantes para experiência dos alunos nos anos iniciais com a temática proposta. Após esse levantamento, buscamos na Educação Histórica, possibilidades investigativas e de ações que favoreçam a aprendizagem histórica, para isso utilizamos o conceito de Literacia Histórica. Para a construção do nosso produto final, optamos por uma Proposta de Aula-Oficina com Livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, onde utilizamos essa ferramenta para articular vários aspectos desta etapa da escolarização, entre eles: a ludicidade, a alfabetização e o letramento histórico, propondo um debate construtivo das questões étnico-raciais nos Anos Iniciais da Educação Básica que possibilitem o exercício da empatia histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.088 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura afro-brasileira e indígena | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NOS ANOS INICIAIS POR MEIO DO LÚDICO: PROPOSTA PARA A TEMÁTICA AFRICANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PorfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DIEGOLOPESPEREIRAALFABETIZACAOHISTORICAUEM.pdf | dissertação ProfHistória | 1,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699920/1/DIEGOLOPESPEREIRAALFABETIZACAOHISTORICAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: