Do campo à universidade: estudo sobre a trajetória dos estudantes do Colégio Estadual do Campo de Panema, Santa Mariana -PR (2012-2018)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Sandra Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T13:49:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T13:49:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584532-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisa as trajetórias de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Dr. Antonio Pereira Lima, localizado no Distrito Panema, município de Santa Mariana - Paraná. São estudantes que a despeito do local de moradia, condições socioeconômicas, culturais e educacionais de um município rural, lograram chegar à universidade. Neste quadro, buscou-se compreender como são construídas as trajetórias de Sucesso de alunos em que o imaginário social corrente os condena ao Fracasso Escolar e a impossibilidade de ter acesso ao ensino superior, que, historicamente, constitui um privilégio das classes dominantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, complementada com dados estatísticos, tendo como fontes de coleta de dados documentos escolares, denominados de Relatórios Finais e questionários aplicados aos alunos do ensino médio (2012-2018) que ingressam no ensino superior público e os seus professores. Portanto, os alunos e os professores são os sujeitos desta pesquisa e, para análise dos dados, usamos basicamente o aporte teórico de Charlot (1996, 2000, 2001, 2005, 2013), Lahire (1997), Forquin (1995), Bourdieu (1998 a; b; c e d, 2003, 2009, 2011) em diálogo com outros autores. Forquin (1995) afirma que há uma tendência de que as desigualdades de Sucesso Escolar sejam atribuídas às desigualdades culturais entre diferentes grupos. Desta forma, a problemática da pesquisa questiona como os estudantes dos meios populares romperam os condicionantes socioconômicos, culturais e educacionais que dificultam estas classes sociais até mesmo de almejar o ingresso ao ensino superior. O estudo revela que entre os alunos, existem grupos heterogêneos e que o Sucesso Escolar dos mesmos pode ser atribuído à diferentes questões, tais como: a) a influência das famílias, que mesmo não dispondo dos capitais culturais valorizados pela escola, desenvolveram estratégias para o êxito escolar dos filhos; b) à escola, aos professores, à relação com o saber e a motivação e mobilização pessoal; c) a importância das políticas públicas de democratização e interiorização do ensino superior no Brasil, e dos programas de assistência estudantil com bolsas, subsídios e a oferta de estágios remunerados que contribuem para a permanência dos sujeitos dos meios populares nas universidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superiorpt_BR
Título: dc.titleDo campo à universidade: estudo sobre a trajetória dos estudantes do Colégio Estadual do Campo de Panema, Santa Mariana -PR (2012-2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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