A Gênese Instrumental e sua interação com o Geogebra: uma proposta de ensino de Polinômios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMODESTO, THIAGO JACOB MACIEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T21:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T21:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
identificador: dc.identifier.otherA gênese instrumental e sua interação com o Geogebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559521-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem a intenção de responder a seguinte questão: qual a potencialidade de uma sequência didática, que faz uso de um objeto de aprendizagem construído por meio do software Geogebra, no ensino e na aprendizagem de Polinômios? O lócus da pesquisa foi uma escola pública no município de Belém-Pa. Os sujeitos foram estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados obtidos a partir de registros escritos e gravações de áudio foram analisados segundo as teorias da Análise Microgenética e da Semiótica de Duval (1995). Usamos a Teoria de Rabardel (1995) como subsídio para as construções das atividades e como guia para análises das mesmas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática. A sequência de atividade, antes de ser aplicada no Ensino Fundamental, foi avaliada e validada por estudantes do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UEPA, que são docentes da rede pública estadual do Pará. A sequência didática proposta apresenta doze atividades voltadas ao ensino de Polinômios. Com o resultado da pesquisa e da coleta de dados, concluímos por meio das análises feitas que os alunos se mostraram mais entusiasmados em aprender o assunto abordado, a aprendizagem desse assunto foi potencializada com a nossa proposta, pois os alunos expressaram a compreensão do objeto matemático em pelo menos duas linguagens diferentes, segundo as teorias de análise. Verificamos também um considerável desenvolvimento da autonomia desses estudantes, além de um melhor desempenho nas resoluções das questões, ambos em um ambiente colaborativo e participativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4296pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Instrumentalizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolinômiospt_BR
Título: dc.titleA Gênese Instrumental e sua interação com o Geogebra: uma proposta de ensino de Polinômiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais