
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Tatiana dos Anjos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Goulart, Silvia Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T18:26:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T18:26:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Caderno tutorial o papel do tutor presencial no curso semipresencial de licenciatura em física | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984544 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional aqui apresentado foi elaborado a partir da dissertação de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) intitulada “O papel do tutor na formação no ensino superior à distância: uma reflexão sobre a própria prática”, defendida no ano de 2025. A dissertação foi planejada com o intuito de avaliar qual o papel da autora da dissertação em sua atuação enquanto tutora presencial no curso de Licenciatura do Ensino à Distância Semipresencial da UFRJ. Ou seja, verificar como sua prática pedagógica impacta no ensino e aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 153kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior – Licenciatura em Física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflexão sobre a própria prática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a Distância - Tutor Presencial | pt_BR |
| Título: dc.title | Caderno Tutorial: o papel do tutor presencial no curso de licenciatura semipresencial de física | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Física Semipresencial | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons