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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFES - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUZADA, GUAITOLINI JUNIOR, Judismar Tadeu Renata Rios | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T12:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T12:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTUDO DA FÍSICA TÉRMICA EM UMA ABORDAGEM CTSA COM O FOCO NO AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984541 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho investigou a aplicação de uma sequência didática estruturada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma escola pública de ensino médio localizada em Vitória-ES, visando aprofundar a compreensão dos estudantes sobre os princípios da física térmica e sua relação com mudanças climáticas globais, com ênfase no aumento do nível dos oceanos. A sequência foi composta por seis encontros, cada qual envolvendo aulas práticas, discussões interdisciplinares e análises de fenômenos físicos em contextos reais, proporcionando um ambiente propício à aprendizagem ativa e contextualizada. Os resultados revelaram avanços na assimilação dos conceitos físicos, evidenciados pelas respostas dos estudantes em debates sobre temas como expansão térmica da água, derretimento de calotas polares e impacto do efeito estufa. Essas discussões foram enriquecidas pelas aulas práticas que envolveram análises de fenômenos físicos e situações locais, destacando a vulnerabilidade costeira da região metropolitana de Vitória diante do aumento do nível dos oceanos. A construção colaborativa das nuvens de palavras ao longo dos encontros também destacou o desenvolvimento gradual do vocabulário científico e das reflexões críticas dos estudantes. Como culminância da sequência didática, os estudantes elaboraram um documento, posteriormente protocolado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória. O documento propunha medidas preventivas e mitigadoras para os efeitos do aumento do nível dos oceanos, como o fortalecimento de barreiras naturais, monitoramento constante e conscientização da população sobre os impactos das mudanças climáticas. Essa ação reafirmou o potencial do ensino de física contextualizado para fomentar a formação cidadã, estimulando o engajamento socioambiental e a capacidade de articular conceitos científicos a problemas globais e locais. Os resultados desta pesquisa demonstram que a integração dos conteúdos de física térmica com a abordagem CTSA contribui para o desenvolvimento das aprendizagens atitudinais, procedimentais e conceituais. Além disso, indicam que a estratégia na abordagem CTSA adotada pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de ciências para preparar os estudantes a compreenderem criticamente desafios ambientais globais, enquanto promovem o engajamento em ações concretas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aumento do Nível dos Oceanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física Térmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | ESTUDO DA FÍSICA TÉRMICA EM UMA ABORDAGEM CTSA COM O FOCO NO AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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