Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Modesto, Edson da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T06:00:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T06:00:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência de ensino-aprendizagem: A história do desenvolvimento da tabela periódica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984532 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ebook, A história do desenvolvimento da tabela periódica, foi desenvolvido durante o curso de mestrado profissional em Química em rede nacional – PROFQUI/UFRPE, de modo que possa ser utilizado por docentes da área das Ciências da Natureza, especialmente no ensino de Química. Apresenta uma proposta de sequência didática sobre o conteúdo O desenvolvimento da tabela periódica dentro de uma perspectiva histórica, com foco em promover uma abordagem contextualizada e integrada ao ensino dessa temática. Este e-book inicia-se com a apresentação de textos e imagens que relacionam os principais cientistas às suas contribuições e experiências de classificação dos elementos químicos, inicialmente compreendidos como substância simples. Os textos exploraram a vida e obra de figuras de destaque nas ciências, que, em diferentes contextos, desenvolveram a linguagem química e estabeleceram leis fundamentais para a compreensão dos conceitos de substâncias simples, como fez Antoine Laurent Lavoisier. Destaca os esforços de cientistas visionários que ousaram identificar padrões na natureza química, como Johann Döbereiner, ao desenvolver suas tríades, e cientistas como John Newlands, que inovaram ao propor classificações baseadas nas semelhanças das propriedades dos elementos (substâncias simple). Mostra nomes pouco divulgados nos livros didáticos, como William Odling e Gustavus Hinrichs que inovaram em suas representações da tabela periódica. Estudiosos dedicados a buscar dados confiáveis com Julius Lothar Meyer que desenvolveu suas tabelas preocupando-se com a consistência das informações. Trás um russo que, de forma extraordinária, sistematizou minunciosamente todas as propriedades dos elementos conhecidos em fichas chegando a prever a existência de novos. Dmitri Mendeleiev, em um feito tão notável, estabeleceu seu nome como sinônimo de tabela periódica. O ebook também destaca cientistas que transcenderam as barreiras da química, impactando o avanço das ciências como um todo, incluindo Henry Moseley, que determinou a “variável independente” da tabela periódica com determinação do número atômico, e Glenn T. Seaborg, que ampliou a tabela com a descoberta de elementos transurânicos. As contribuições femininas relacionadas à construção da tabela recebem atenção. Nomes como Marie-Curie e sua filha, Ellen Swallow Richards, Lise Meitner, Harriet Brooks, Clarice Phelps, enfim, nomes de doze cientistas que, embora frequentemente subestimadas, sempre foram presentes na construção da ciência. A trajetória desses cientistas reflete os desafios e superações que marcam a história das ciências, em especial da química, reforçando que o avanço do conhecimento científico é uma construção humana coletiva, permeada por dificuldades e conquistas que inspiram as gerações futuras. A sequência didática apresentada constitui uma entre várias outras ferramentas que podem contribuir para o aprendizado dos estudantes, entretanto não se constitui absoluta, engessada mas sim, ajustável ao público-alvo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 70,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História das Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Classificação dos Elementos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Contextualizado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de ensino-aprendizagem A história do desenvolvimento da tabela periódica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL DE QUÍMICA EM REDE - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons