
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, Silvia Adélia Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Welington Silva Santana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-02T22:43:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-02T22:43:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Cosmogonia e Cosmovisão: construindo conceitos a partir do poema | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984527 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado no interior do projeto extensionista “Café com Método: Estratégias de popularização do pensamento científico aplicado aos estudos de linguagem” (@cafecommetodo_capuerj), que assume a popularização da ciência como forma de democratizar a participação das diferentes camadas sociais nas tomadas de decisões políticas – especialmente naquelas relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico que beneficiem a coletividade e diminuam as desigualdades (Freire, 2021; Piccoli, Stecanela, 2023). A proposta de aula justifica-se na necessidade de provocar estranhamento em um discurso educacional que naturaliza-elitiza certos modos de fazer ciência, e que apaga outros, cristalizando a hierarquização das diferentes ciências, bem como a compreensão equivocada a respeito de outras (tal como a crença de que estudos gramaticais seja a ciência que o curso de Letras produz). A proposta de aula inaugura a etapa de elaboração de materiais didáticos que desejam cooperar com a circulação do metadiscurso científico na Educação Básica, de modo a ampliar o repertório sociocultural das pessoas estudantes, especialmente aquele relacionado às ciências da linguagem e em sua atitude decolonial de atuação (Quijano, 2005; Walsh, 2020; Resende, 2022). Por meio da materialidade de um texto poético, criado em coautoria com o chatGPT, que explicita os conceitos de metavisão, metagonia e senso comum, a aula projeta uma leitura linguístico-textual-discursiva do texto, enquanto sistematiza saberes sobre morfologia e perpassa por saberes como epistemologia e epistemicídio; e pelo gênero fichamento. Antes de ser publicado, este material foi testado, na forma de uma aula-piloto, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), seguida de um questionário opinativo (que segue juntamente com este arquivo). Tal aula-piloto foi descrita e discutida na I Jornada Ciências da Linguagem na Escola (@i_jornada_cle), no Simpósio Temático 7 - Práticas metodológicas insurgentes, e o artigo completo pode ser localizado nos Anais da Jornada (www.cle.uerj.br.jornada/anais). São bem-vindos os feedbacks das pessoas que utilizarem/adaptarem esta proposta, de modo que possamos continuar pensando em sua instrumentalidade na popularização do discurso científico; e também na instrumentalização de professores atuantes na Educação Básica com outros materiais didáticos sob a ótica da popularização (metadiscursiva) do discurso científico: cafecommetodo@gmail.com. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 583kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Cosmogonia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cosmovisão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Poema | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Morfologia | pt_BR |
| Título: dc.title | Cosmogonia e Cosmovisão | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Letras/Linguística | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons