Cosmogonia e Cosmovisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Silvia Adélia Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Welington Silva Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-02T22:43:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-02T22:43:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-02-
identificador: dc.identifier.otherCosmogonia e Cosmovisão: construindo conceitos a partir do poemapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984527-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi elaborado no interior do projeto extensionista “Café com Método: Estratégias de popularização do pensamento científico aplicado aos estudos de linguagem” (@cafecommetodo_capuerj), que assume a popularização da ciência como forma de democratizar a participação das diferentes camadas sociais nas tomadas de decisões políticas – especialmente naquelas relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico que beneficiem a coletividade e diminuam as desigualdades (Freire, 2021; Piccoli, Stecanela, 2023). A proposta de aula justifica-se na necessidade de provocar estranhamento em um discurso educacional que naturaliza-elitiza certos modos de fazer ciência, e que apaga outros, cristalizando a hierarquização das diferentes ciências, bem como a compreensão equivocada a respeito de outras (tal como a crença de que estudos gramaticais seja a ciência que o curso de Letras produz). A proposta de aula inaugura a etapa de elaboração de materiais didáticos que desejam cooperar com a circulação do metadiscurso científico na Educação Básica, de modo a ampliar o repertório sociocultural das pessoas estudantes, especialmente aquele relacionado às ciências da linguagem e em sua atitude decolonial de atuação (Quijano, 2005; Walsh, 2020; Resende, 2022). Por meio da materialidade de um texto poético, criado em coautoria com o chatGPT, que explicita os conceitos de metavisão, metagonia e senso comum, a aula projeta uma leitura linguístico-textual-discursiva do texto, enquanto sistematiza saberes sobre morfologia e perpassa por saberes como epistemologia e epistemicídio; e pelo gênero fichamento. Antes de ser publicado, este material foi testado, na forma de uma aula-piloto, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), seguida de um questionário opinativo (que segue juntamente com este arquivo). Tal aula-piloto foi descrita e discutida na I Jornada Ciências da Linguagem na Escola (@i_jornada_cle), no Simpósio Temático 7 - Práticas metodológicas insurgentes, e o artigo completo pode ser localizado nos Anais da Jornada (www.cle.uerj.br.jornada/anais). São bem-vindos os feedbacks das pessoas que utilizarem/adaptarem esta proposta, de modo que possamos continuar pensando em sua instrumentalidade na popularização do discurso científico; e também na instrumentalização de professores atuantes na Educação Básica com outros materiais didáticos sob a ótica da popularização (metadiscursiva) do discurso científico: cafecommetodo@gmail.com.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent583kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCosmogoniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCosmovisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMorfologiapt_BR
Título: dc.titleCosmogonia e Cosmovisãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLetras/Linguísticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons