Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Gabriel de Souza Sardinha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martelo, Mitchael Alfonso Plaza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-02T13:19:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-02T13:19:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | RecEduc_GabrielDeSSdaSilva_Xadrez_Matriz.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984521 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este recurso educacional é um produto da dissertação de mestrado intitu- lada “Xadrez, Matemática e TDAH: de Operações Básicas ao Conceito de matriz”, O objetivo é oferecer uma metodologia diferenciada e inclusiva, permitindo que todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, desenvolvam suas habilidades matemáticas de forma mais dinâmica e significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 418KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RecEduc_GabrielDeSSdaSilva_Xadrez_Matriz.pdf | Propõe o uso do xadrez como suporte para o ensino de operações matemáticas e conceitos como tabelas, matrizes, par ordenado e vetores. Foi desenvolvido para ser aplicado tanto em turmas do Ensino Fundamental 2 (6o ao 9o) que necessitam de resgate de currículo, priorizando o aprendizado de operações básicas; quanto em suas turmas regulares, em que os conteúdos abordados são um pouco mais avançados. | 407.93 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984521/2/RecEduc_GabrielDeSSdaSilva_Xadrez_Matriz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons