SCRATCH NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM CRIATIVA E INTERATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira Silva, Conceição de Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrallo, Marcio Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-02T01:47:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-02T01:47:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984520-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional é um subproduto de uma pesquisa mais ampla que analisou as representações sociais de docentes dos anos iniciais da Rede Municipal de Vinhedo - SP sobre os grupos de estudos voltados ao apoio no ensino de Matemática. Os resultados revelaram uma representação associada à ideia de que esses grupos são, principalmente, espaços de reforço escolar, embora os docentes tenham expressado o desejo de que esses espaços possam contribuir para a aprendizagem dos estudantes por meio de práticas de caráter lúdico. Alinhado a essa compreensão, o Produto Educacional apresenta atividades pensadas para apoiar docentes que desejam iniciar seus estudantes no desenvolvimento do pensamento computacional, utilizando a linguagem em blocos do software Scratch. Por seu caráter lúdico e visual, o software pode ser uma ferramenta eficaz para engajar estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, favorecendo tanto o desenvolvimento de habilidades matemáticas, com foco no campo dos Números, quanto o raciocínio lógico, a autonomia e a resolução de problemas. Dessa forma, esse material busca apoiar não apenas docentes que atuam em grupos de estudos de apoio à aprendizagem em Matemática, mas também aqueles que desejam inovar em suas práticas pedagógicas, incorporando recursos digitais e estratégias diferenciadas em suas aulas.-
Tamanho: dc.format.extent31415-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental - Anos Iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos de Estudos-
Palavras-chave: dc.subjectReforço Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectScratch-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Título: dc.titleSCRATCH NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM CRIATIVA E INTERATIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons